Nacional
A luta pelas vagas no Concurso começa agora!

Concurso, em 2011, só o será se tiver vagas!

23 de março, 2010

Na manhã de 23 de Março, Mário Nogueira, falando perante os órgãos de comunicação social, quis deixar claro que não é mais possível continuar a exigir qualidade de ensino e uma resposta pública de qualidade com o recurso à instabilidade profissional de milhares e milhares de professores contratados. Um número que ultrapassa seguramente os 40.000, entre lugares em agrupamentos e escolas não agrupadas e contratações realizadas pelas autarquias e empresas a quem foi concessionado o serviço das Actividades de Enriquecimento Curricular (AECs).

O Secretário-Geral da FENPROF, falando perante os docentes contratados(as) do agrupamento Sta Isabel (Pedrulha), em Coimbra, referiu não ser sustentável manter esta situação de mão-de-obra muito barata, mas altamente qualificada, que é o motivo por que o ME tem impedido a entrada em quadro de escola a milhares de professores que satisfazem, hoje, necessidades permanentes do sistema educativo. Este ingresso nos quadros (vinculação) é fundamental e a FENPROF defende que ele se faça ao fim de 3 anos de serviço.

Ao contrário do que tem sido repetidamente defendido pelo Governo, não é verdade que por cada dois aposentados ingresse um docente nos quadros das escolas. Nesta profissão, a razão é de apenas uma entrada para 36 aposentados, o que é, obviamente, escandaloso e imoral.

Campanha

Na sua declaração aos órgãos de comunicação social, Mário Nogueira salientou a decisão tomada pelo Conselho Nacional da FENPROF do passado fim-de-semana, no qual foi decidido iniciar rapidamente uma campanha que defenderá que a luta por vagas nos concursos comece desde já, estando reservada para o 10.º Congresso da FENPROF (Abril) a decisão sobre a sua configuração.

O primeiro material desta acção que terá expressão nacional é um desdobrável intencionalmente provocador da necessidade de os docentes sujeitos a tão grande precariedade se envolverem, sem quaisquer receios, nesta luta em defesa do seu futuro profissional. / LL