CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
25 mar 2018 / 12:53

A voz da FENPROF deu voz à luta dos professores

A Cimeira Internacional sobre a Profissão Docente (ISTP18: International Summit on the Teaching Profession 2018) realiza-se anualmente por iniciativa da OCDE e da Internacional de Educação (IE), organização de que a FENPROF é membro fundador e que representa mais de 35 milhões de trabalhadores de Educação de todo o mundo. A cimeira junta à mesa de trabalho governos e organizações sindicais mais representativas dos países cujos alunos demonstram maior evolução no estudo internacional PISA.

- Trabalhos da pré-cimeira

No dia 21, a intervenção de Manuela Mendonça, membro do Secretariado Nacional da FENPROF, responsável pelas relações internacionais, nos trabalhos da pré-cimeira, abordou alguns dos principais problemas que, em Portugal, se vivem na Educação, apontando soluções para os mesmos.

- Cimeira

No primeiro dia da cimeira, a FENPROF interveio nos trabalhos do primeiro tema, tendo a intervenção do Secretário-Geral dado destaque a três aspetos importantíssimos para os professores: a municipalização, que rejeitou, a gestão democrática das escolas, que defendeu, e a inclusão escolar que considerou essencial.

No dia 23, a intervenção de Mário Nogueira abordou os principais problemas que afetam os professores, o seu emprego, estabilidade, carreira, horário de trabalho e envelhecimento, exigindo que as verbas necessárias para valorizar os professores e garantir o seu bem-estar sejam consideradas, pelos governos, investimento e não uma despesa.

- Visita a escolas: EB 2.3 das Olaias

No primeiro dia, realizaram-se visitas a escolas. Por proposta da FENPROF, vários participantes estiveram na EB 2.3 das Olaias, sede do AE das Olaias. Trata-se de um agrupamento frequentado por alunos de 34 nacionalidades, sendo 10% dos seus alunos de etnia cigana. Esta escolha da FENPROF pretendeu divulgar o que de melhor fazem os professores nas suas escolas, mesmo em condições muito difíceis. Foi extraordinário o que a escola, com os seus professores e alunos, mostrou a quem esteve presente. Nesta visita, em que estiveram Mário Nogueira e José Augusto Cardoso sentiram um enorme orgulho por poderem mostrar às delegações presentes o que de melhor fazem os professores.

A FENPROF considera ter sido muito importante a sua presença na ISTP18, dando, com toda a legitimidade, voz aos professores portugueses, pois é na FENPROF que os professores mais confiam, o que a torna a maior e mais importante organização de professores em Portugal.

Imprimir Abrir como PDF

Contém 2 ficheiros em anexo:

 ISTP18_-_intervencao_tema_1.pdf
 ISTP18_-_intervencao_tema_3.pdf

Partilhar:

|

Voltar ao Topo