Legislativas 2024
23 de fevereiro, 2024

O primeiro dia de “Professores na Campanha” decorrerá em Viana do Castelo e Braga. O tema específico para este primeiro dia será o das condições de trabalho dos docentes.

- Em Viana do Castelo, a concentração será no Passeio das Mordomas da Romaria (em frente à Câmara Municipal), pelas 10:00 horas;

- Em Braga, a concentração terá lugar na Arcada, Avenida Central, Praça da República, pelas 15:00 horas.

 


Sindicatos denunciam
20 de fevereiro, 2024

Para esta terça-feira estava agendada nova ronda negocial mas, a CVP, mais uma vez, pediu que esta fosse adiada, continuando a não respeitar o processo negocial. Neste contexto, os sindicatos convocaram uma conferência de imprensa para a hora a que estava agendada a reunião, com o intuito de denunciar a má-fé da CVP no processo negocial e exigir a intervenção do MTSSS.

A FENPROF, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Publicas e Sociais (FNSTFPS), o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica denunciam a má fé da CVP no processo de negociação de um Acordo Coletivo que garanta condições de trabalho dignas aos trabalhadores e admitem avançar para outras formas de luta.

» Comunicado aos Trabalhadores da CVP

Reinscrição na CGA
19 de fevereiro, 2024

Esta segunda-feira, 19 de fevereiro, foram entregues nos Tribunais Administrativos e Fiscais de Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, Beja e Loulé várias ações, interpostas por docentes, com o apoio dos Sindicatos da FENPROF, que exigem ao governo que autorize a sua reinscrição na Caixa Geral de Aposentações (CGA). 

O Secretário-geral da FENPROF acompanhou a entrega das ações no Tribunal Administrativo e Financeiro do Porto.

Escola Artística António Arroio
19 de fevereiro, 2024

Esta segunda-feira (19 de fevereiro), os professores da Escola Artística António Arroio realizaram uma Ação de Protesto e Solidariedade à porta da escola, exigindo a colocação imediata dos dois colegas que foram indevidamente excluídos do concurso extraordinário de vinculação de docentes do ensino artístico especializado das artes visuais e dos audiovisuais.


Carreira

O que estará a travar o “acelerador”?

15 de fevereiro, 2024

Os efeitos deste “acelerador” produzem-se a 1 de setembro tendo os responsáveis do Ministério da Educação afiançado que, em dezembro, os professores iriam receber o seu salário já de acordo com o que estabelece o diploma legal. Estamos em meados de fevereiro, quase meio ano depois da publicação do Decreto-Lei n.º 74/2023, e a administração educativa nem sequer divulgou a plataforma em que as escolas terão de lançar os dados relativos aos docentes que deverão usufruir do disposto no diploma.

Que se passa? Arrependimento ou simples incompetência?


Mobilidade por Doença

Rostos e vozes de quem foi vítima do desumano regime imposto pelo ME

14 de fevereiro, 2024

Para que se compreendam as consequências do regime imposto pelo ME, a FENPROF deu voz a seis docentes que foram impossibilitados de beneficiar da proteção a que deveriam ter direito e que, em conferência de imprensa realizada esta quarta-feira em Coimbra, falaram da situação que estão a viver desde que lhes foi negado o direito a mobilidade por doença. 

Veja aqui a conferência de imprensa completa.

Foto: Gonçalo Ermida (Correio da Manhã)


Mário Nogueira à Central Press

"FENPROF quer recuperar professores que abandonaram profissão"

14 de fevereiro, 2024

Em entrevista à Central Press, Mário Nogueira defendeu que "recuperar os professores que abandonaram" o ensino vai fazer face ao elevado número de aposentações. O Secretário-geral da FENPROF reiterou que "formar um professor não demora um ano, nem meia dúzia de meses, demora cinco anos e, portanto, de imediato a primeira resposta passaria por recuperar quem abandonou [a profissão], atrair quem já existe e tem formação pedagógica".

Leia aqui o artigo com a entrevista.


Ordem do Dia - Porto Canal
Francisco Gonçalves ajuda a explicar "Porque faltam os professores?"
08 de fevereiro, 2024
Conselho Nacional aprova ação reivindicativa
Professores vão estar na rua todos os dias da campanha eleitoral
03 de fevereiro, 2024
Reinscrição na CGA
FENPROF exige esclarecimentos ao Primeiro-Ministro
23 de janeiro, 2024
administração pública
FENPROF no "Cordão Reivindicativo" da Frente Comum
16 de janeiro, 2024
XV Congresso da CGTP-IN
24 de fevereiro, 2024

As lutas desenvolvidas pelos professores, como as dos profissionais da saúde, dos trabalhadores do comércio e da indústria, dos trabalhadores do setor financeiro, as lutas dos polícias ou dos agricultores são justas, seja qual for a expressão que, em cada momento, adquirem.

São lutas em defesa dos direitos, por melhores salários, carreiras, condições de trabalho e de vida; são lutas por melhores serviços públicos e uma sociedade justa na distribuição da riqueza, que se justificam por terem sido outras as opções dos governos.


20 de fevereiro de 2024
14 de fevereiro, 2024

Online – aberto à participação de todos os interessados

LINK para assistir 

Participa! Mantém-te ativa/o e informada/a, pois a ADSE é nossa e devemos tudo fazer para a preservar.


Revista Visão - 15 de fevereiro
15 de fevereiro, 2024

Este é o alerta deixado pelo Secretário-geral da FENPROF aos professores numa entrevista publicada na edição desta semana da revista Visão. Mário Nogueira explica que os professores vão estar na rua, todos os dias úteis da campanha eleitoral, para não deixar cair no esquecimento as justas reivindicações dos docentes, que não se esgotam na recuperação do tempo de serviço congelado.

Leia aqui o artigo do jornalista Nuno Miguel Ropio na revista Visão.


Legislativas 2024
01 de fevereiro, 2024

A FENPROF realizou a 9 de fevereiro, no Auditório Sedas Nunes do Instituto de Ciências Sociais (ICS), em Lisboa, um debate com representantes dos partidos políticos candidatos à Assembleia da Republica nas eleições legislativas de 10 de março.

O debate teve transmissão em direto através do canal de YouTube da FENPROF e pode, agora, rever a gravação do debate na íntegra, com todas as intervenções de todos os participantes.


Valor estimado a partir dos horários declarados para a Contratação de Escola, entre 12 e 16 de fevereiro de 2024

Simulador de progressão na carreira

Faz as contas e confirma qual o valor que todos os meses é retirado do teu salário por não ter sido recuperado todo o tempo de serviço que cumpriste.

logocfss.jpg


sindicaliza.jpg