17 de dezembro (terça-feira), 17:00 horas
10 de dezembro, 2024

Link para inscrição: (CLIQUE AQUI)

Em 13 e 17 de dezembro, a FENPROF estará no ministério para reuniões que serão muito importantes para o futuro da profissão docente. No dia 13, prossegue a negociação sobre concursos, o processo de recuperação do tempo de serviço e o suplemento remuneratório e condições para orientadores cooperantes. No dia 17, será negociado o Protocolo Negocial para a revisão do ECD.

Dada a importância destas reuniões, e conforme o compromisso assumido com os associados, a FENPROF promove um plenário online de esclarecimento dos professores e educadores no dia 17 de dezembro, pelas 17 horas. A participação é justificada ao abrigo da lei sindical.

 


Ação Sindical
10 de dezembro, 2024

É muita a atividade em que a FENPROF estará envolvida neste final de período letivo que também é final de ano civil. Consulte a agenda da FENPROF para os próximos dias.

Ação sindical
07 de dezembro, 2024

Assista à gravação do plenário onde o Secretário Geral da FENPROF apresentou as conclusões da reunião sobre habilitações para a docência, formação de docentes e concursos.


Negociação - 5 de dezembro

Conclusões da reunião com MECI sobre habilitações para a docência, formação de docentes e concursos

05 de dezembro, 2024

A FENPROF participou, esta quinta-feira, na reunião com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), no Centro de Caparide, cuja agenda incluiu quatro aspetos importantes para os professores e os educadores.

À saída, o Secretário Geral da FENPROF apresentou aos jornalistas as principais conclusões, adiantando que, à exceção das matérias relativas às habilitações para a docência e da formação de docentes, este processo negocial irá prosseguir a 13 de dezembro, com a primeira reunião de negociação sobre a revisão do Estatuto da Carreira Docente a ter sido adiada para 17 de dezembro.


Concurso Externo Extraordinário

Só 265 professores foram colocados em escolas em que não se encontravam; impacto do concurso na redução da falta de professores foi residual (11,6% das 2308 vagas abertas)

01 de dezembro, 2024

Foram colocados, no âmbito da mobilidade interna, os docentes que vincularam através do concurso externo extraordinário. De acordo com os número divulgados pelo MECI, confirma-se que este concurso não correspondeu às expetativas criadas pelo próprio ministro Fernando Alexandre que afirmava que ele seria a resposta ao problema da falta de professores. Afinal não foi: das 2308 vagas abertas só 265 (11,4%) foram preenchidas por docentes que nelas não se encontravam.

A FENPROF vai reunir nos dias 5 e 13 de dezembro no ministério. Em ambas as reuniões exigirá conhecer os números de cada medida aprovada pelo MECI e, principalmente, exigirá que seja tomada aquela que contribuirá, de facto, para resolver o problema da falta de professores: a entrada em vigor de um ECD, revisto e valorizado, no próximo ano letivo, devendo a negociação decorrer ao longo do ano em curso.


Frente Comum

Trabalhadores aprovam Resolução, exigindo Plano de Emergência na Administração Pública

28 de novembro, 2024

No dia 26 de novembro realizou-se uma concentração junto à residência oficial do Primeiro Ministro. Nessa concentração foi aprovada uma Resolução. Nesta, centrada essencialmente na falta de respostas da proposta de Orçamento do Estado para 2025, os trabalhadores da administração pública salientam os problemas com que se confrontam, bem como os Serviços Públicos, os quais continuam a agudizar-se.

Os presentes nesta Concentração reafirmaram a total disponibilidade para prosseguir a mobilização geral dos trabalhadores da Administração Pública para serem desenvolvidas as formas de luta que se considerem adequadas, até à concretização dos seus objectivos. Em conjunto com esta Resolução dirigida ao Primeiro-Ministro foram entregues 41 237 postais subscritos por trabalhadores do setor.


11 de dezembro, 2024

O Conselho Nacional da FENPROF manifesta profundo pesar pelo falecimento do António Gonçalves (Toni), dirigente fundador do SPRC e também da FENPROF, tendo assumido funções como membro do Conselho Nacional em 1983.

Ciente de que o seu exemplo permanecerá com todos os que com ele trabalharam, o Conselho Nacional da FENPROF dirige à Direção do SPRC e à família e amigos do António Gonçalves a sua solidariedade e sentidas condolências.


JUBILAÇÃO — PROFESSOR EMÉRITO
06 de dezembro, 2024

No dia 12 de dezembro de 2024, a Universidade de Lisboa realiza uma cerimónia para assinalar a jubilação e a entrega da insígnia de Professor Emérito ao Professor António Sampaio da Nóvoa.

A FENPROF associa-se a esta homenagem, inteiramente merecida.


Causa palestina
28 de novembro, 2024

A FENPROF integrou uma  delegação, que reuniu na segunda feira dia 25 de novembro com a Ministra de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e dos Expatriados Palestiniano.

No encontro foi manifestada a Solidariedade para com o povo da Palestina e, em especial, as suas crianças e jovens, e o compromisso de continuara a  exigir uma posição firme de condenação da agressão, por parte do governo de Portugal  Não nos escondamos atrás de preconceitos para deixar de o fazer.


sindicaliza.jpg

Plenário online de Professores e Educadores

Dada a importância das reuniões de 13 e 17 de dezembro, e conforme o compromisso assumido com os associados, a FENPROF promove um plenário online de esclarecimento dos professores e educadores no dia 17 de dezembro, pelas 17 horas. A participação é justificada ao abrigo da lei sindical. INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA.


logocfss.jpg