Negociação Nacional Carreira Docente
Plataforma Sindical suspendeu greves regionais da próxima semana

Reunião negocial no dia 15, "onde tudo estará em cima da mesa"

05 de dezembro, 2008

A Plataforma Sindical dos Professores suspendeu (5/12/2009) as greves regionais agendadas para a próxima semana, considerando que, pela primeira vez, o Ministério da Educação aceitou negociar de forma aberta com os Sindicatos. Recorde-se, entretanto, que está marcada para 19 de Janeiro de 2009, data do segundo aniversário da publicação do "ECD do ME", uma greve nacional dos educadores e professores.

"Perante a disponibilidade do Ministério da Educação, que, pela primeira vez, aceitou uma negociação onde não estarão apenas as questões da avaliação mas outros aspectos do ECD, em nome da Plataforma suspendemos as greves regionais da próxima semana", afirmou Mário Nogueira.

Nesse sentido, está marcada para o próximo dia 15 (segunda-feira) uma reunião negocial,entre a Plataforma e o Ministério, "onde tudo estará em cima da mesa, pela primeira vez" (suspensão do actual modelo de avaliação, negociação de um novo modelo, fim da divisão artificial da carreira, entre outras matérias fundamentais) como sublinhou o dirigente sindical, intervindo na Vigília realizada à porta do ME, e em declarações prestadas à comunicação social.

Força e determinação

"Isto só foi possível", acrescentou o porta-voz da Plataforma Sindical, "porque 94 por cento dos professores portugueses fizeram greve no passado dia 3 de Dezembro e disseram ao Ministério da Educação o que queriam que acontecesse".

"Iremos para a mesa das negociações, com toda a convicção, com toda a força e determinação que os professores nos dão, para concretizarmos as suas legítimas aspirações, que passam, no fundamental, e esta é a questão de fundo, pela revisão do Estatuto", afirmou o secretário-geral da FENPROF. / JPO