Acção reivindicativa
Concentração: 25 de Novembro, junto à estátua do Duque da Terceira, no Cais do Sodré, às 14.30h

Ensino Superior na Manifestação de 25 de Novembro - Razões para a participação

26 de novembro, 2006

As políticas prosseguidas pelo actual Governo têm gerado cada vez maior descontentamento em vários sectores da sociedade portuguesa, inclusive naqueles que deveriam constituir apostas estratégicas para o desenvolvimento do país.

A significativa diminuição do investimento público no ensino superior, prevista na proposta de Orçamento de Estado para 2007 representaria, a ser aprovada, não apenas o estrangulamento financeiro de muitas instituições de ensino superior e o consequente aumento do desemprego docente mas, também, o cerceamento das capacidades das instituições e das regiões onde se encontram implantadas, e o desperdício de recursos humanos altamente qualificados, imprescindíveis ao crescimento económico, tecnológico, social e cultural do país.

A dignidade da Administração Publica tem sido posta em causa por sucessivos governos. O ensino superior público, apesar das dificuldades orçamentais impostas nos últimos anos, tem continuadamente prestado um serviço insubstituível ao país no ensino e na investigação. As reformas necessárias não poderão ser feitas à custa da degradação da estabilidade profissional, das restrições à progressão nas carreiras, nem da limitação das liberdades académicas.

Os docentes do ensino superior são trabalhadores e como tal deverão ver reconhecido, efectivamente, o direito à protecção social em caso de desemprego. Este é um desiderato de que não abdicaremos.

Estas são as principais razões porque apelamos à sua participação na Manifestação organizada pela CGTP-IN no próximo sábado, 25 de Novembro.

Esperamos por si junto à estátua do Duque da Terceira, no Cais do Sodré, às 14.30h.

A FENPROF - Ensino Superior e Investigação desfilará com um pano conjunto com outras organizações porque nos unem os propósitos desta iniciativa.

O Departamento do Ensino Superior e da Investigação da FENPROF