Intervenções
14.º Congresso

Sandrine Coelho (SPZS): "Incongruências da disciplina de Inglês no 1.º ciclo"

17 de maio, 2022

Em 2015 foi criado o grupo 120 – Inglês no 1.º ciclo. Desde cedo as incongruências relativas a este grupo foram surgindo e ainda persistem. Sendo o inglês do 1.º ciclo curricular deve estar integrado na componente letiva dos 3.º a e 4.º anos de escolaridade.

A questão é que, em muitas escolas, é remetido para o final do dia ou para o início, ou junto à hora do almoço, criando tempos vazios nos horários destes professores.

As turmas, em muitas escolas, são mistas propositadamente para o Inglês, ou sejam, juntam alunos de turmas de 3.º ano e alunos de 4.º e formam uma turma de inglês, em que o professor tem de lecionar 2 currículos distintos numa hora.

Em muitos agrupamentos, para poderem ter o horário completo, os professores têm de se deslocar, no mesmo dia, a 3 ou 4 escolas. E o pagamento das deslocações? Ao fim de 7 anos ainda há dúvidas se têm direito, se não têm, qual o valor... E um valor bem pago, 36 cêntimos por km. Bem sabemos o valor dos combustíveis em Portugal. Pois, um carro elétrico seria uma boa solução. Mas com o vencimento de um professor, é uma tarefa árdua... Tomando o meu caso como exemplo, trabalho há 25 anos, estou no 4.º escalão, este ano passo para o 5.º ou vou para uma lista interminável de professores. Como é possível investir num carro elétrico? É uma ginástica orçamental desmedida...

Bem, voltando ao 120, as dúvidas persistem. Os professores de Inglês do 1.º ciclo pertencem a que departamento? 1.º ciclo? Línguas? Eu vou ser avaliada por quem? Pela coordenadora do departamento de línguas ou pela coordenadora do departamento do 1.º ciclo? E o trabalho colaborativo é feito com o 4.º ano? Com o 3.º? com o 5.º?

Então e na Madeira, o inglês é curricular a partir do 1.º ano. Porquê esta diferença? Não se entende.

E isto leva a outra questão. Então se já temos inglês no 1.º ciclo, lecionado por um professor que não é o professor titular de turma que sai da sala quando o prof. de inglês chega, ainda se justifica falar de monodocência?

Está na hora, ou melhor, já está em atraso a tomada de medidas justas para este setor do ensino.