Notícias
afirmação da Escola Pública, valorização da profissão docente, contribuição para um futuro melhor

Congresso aprova na generalidade Programa de Ação

05 de maio, 2013

11º Congresso da FENPROF

Vamos à luta!

05 de maio, 2013

O 11º Congresso Nacional dos Professores terminou no passado dia 4 de maio, no Fórum Lisboa, com a aprovação de uma resolução sobre a ação reivindicativa da Fenprof para o triénio 2013/2016 e com a apresentação dos órgãos dirigentes eleitos durante a manhã.

Uma campanha nacional em defesa da Escola Pública, entre 14 de maio e 6 de junho, e uma manifestação nacional de educadores, professores e investigadores são algumas das realizações a curto-prazo aprovadas pelo 11º Congresso da Fenprof, a par da participação em ações gerais no âmbito do movimento sindical e/ou de outros. No horizonte, também a possibilidade de convocação de greves. / A.B.

Tudo sobre o Congresso

Mais espoliação da vida dos portugueses

03 de maio, 2013

À conversa com o jornal do Congresso, Arménio Carlos sublinhou que as novas medidas de austeridade, que o primeiro-ministro agora anuncia, serão tema central da sua intervenção no segundo dia da reunião magna da FENPROF. Já hoje de manhã, na sessão de abertura, Mário Nogueira fez uma referência, de protesto, ao novo pacote de medidas.

Silêncio não rima com esperança e futuro

03 de maio, 2013

Mário Nogueira e António Sampaio da Nóvoa estiveram em sintonia na sessão de abertura quanto à importância da recusa do silêncio – esperança e futuro foram outras palavras-chave das comunicações de ambos os protagonistas. O secretário-geral da FENPROF sublinhou a urgência de “romper com o ciclo de silêncios” e o reitor da Universidade de Lisboa afirmou que “ninguém tem o direito de ficar em silêncio”.

“OS EFEITOS DA CRISE NA EDUCAÇÃO E O NECESSÁRIO COMBATE SINDICAL”

Seminário internacional reuniu cerca de 150 participantes de 36 organizações de 22 países de todo o mundo

03 de maio, 2013

inclui imagens

No passado dia 2 de maio, véspera o 11.º Congresso da FENPROF,  realizou-se em Lisboa o Seminário Internacional “Os efeitos da crise na Educação e o necessário combate sindical”. Este Seminário Internacional decorreu no Auditório da Escola Secundária Camões, em Lisboa, e proporcionou uma reflexão sobre os efeitos da crise internacional nos sistemas educativos dos diversos países. A defesa e valorização da escola pública esteve no centro deste interessante debate, reunindo experiências de diferentes países e organizações./ JPO

3 e 4 de maio, Lisboa

11.º Congresso da FENPROF: determinação e apelo à mobilização geral

02 de maio, 2013

Momento muito importante de crítica, protesto, proposta e luta em defesa da escola pública e da profissão de professor

O 11.º Congresso da FENPROF tem cerca de 650 delegados, 500 dos quais eleitos nas escolas, agrupamentos e instituições de ensino superior, tanto do setor público como privado, em representação de educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário, docentes do ensino superior e investigadores.

Tudo sobre o andamento dos trabalhos

Horário de trabalho do Congresso