A FENPROF esteve esta quarta-feira na Assembleia da República onde participou numa audição da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência sobre os projetos de lei que criam a possibilidade de administração de doutoramentos no subsistema de ensino superior politécnico, bem como a possibilidade de estes poderem usar a designação de "Universidades Politécnicas".
A FENPROF apoia de forma inequívoca estas iniciativas legislativas que valorizam a rede de instituições politécnicas reconhecendo o seu papel relevante no sistema científico nacional. Importa, contudo, sublinhar que estas iniciativas devem garantir o rigor e a qualidade dos programas doutorais a criar à semelhança do que existe no sistema universitário, sem prejuízo de adaptar os programas às missões diferenciadas de cada instituto em função do contexto onde estes desempenham a sua atividade.
Apoiando estas iniciativas de valorização dos institutos politécnicos, a FENPROF não pode deixar de sublinhar a importância de valorizar dos seus docentes e investigadores. Neste sentido, e sem deixar de apoiar estas propostas legislativas, e FENPROF continuará a lutar contra a precariedade que grassa de forma incontrolada em todas as instituições de ensino superior bem como pela valorização das carreiras onde persistem desigualdades inaceitáveis entre os dois subsistemas.
O Departamento de Ensino Superior e Investigação da FENPROF
Assista aqui à gravação da audição da FENPROF na Comissão de Educação e Ciência