FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Pelo cumprimento da Legislação do amianto
 O AMIANTO MATA!
newsletter 
RSS
AMIANTO:
09 fev 2017 / 17:03

Passados seis anos sobre a sua publicação, a Lei n.º 2/2011, de 9 de fevereiro, relativa à remoção do amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos, continua por cumprir.


Revista de imprensa
20 set 2016 / 09:52

Portalegre
05 set 2016 / 08:06

O Sindicato dos Professores da Zona Sul/FENPROF congratula-se por o Município de Portalegre estar finalmente a proceder à remoção das coberturas de fibrocimento, contendo amianto, das escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância dos Assentos e do Atalaião.


Plano Nacional para o Amianto é necessário
01 mar 2016 / 17:46

A CGTP-IN manifesta o seu apoio à greve convocada a partir de hoje, dia 1 de Março de 2016, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, considerando que é fundamental que os trabalhadores da Segurança Social de Vila Franca de Xira saibam com rigor qual a situação do edifício em que trabalham relativamente ao amianto e que o problema de poluição do ar interior seja rapidamente resolvido.


AMIANTO:
05 nov 2015 / 11:30

Segundo um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, 97 por cento dos casos de mesoteliomas malignos provocados pela exposição ao amianto não foram notificados como doença profissional, o que significa que estamos perante uma situação de subnotificação destas doenças.


Problemas recentemente conhecidos sobre má qualidade do ar nas salas de aula confirmam
24 set 2015 / 13:44

TERMINAM O MANDATO DEIXANDO POR REMOVER AMIANTO EM GRANDE NÚMERO DE ESCOLAS

A existência de níveis muito elevados de dióxido de carbono e radão em escolas do 1.º Ciclo e jardins de infância no norte do país, confirma a indiferença das entidades que tutelam estabelecimentos de ensino face aos problemas ambientais que neles existem, designadamente a qualidade do ar que é respirado diariamente por milhão e meio de alunos e mais de duzentos mil profissionais docentes e não docentes, da educação pré-escolar ao ensino superior e tanto em escolas públicas como privadas do continente e das regiões autónomas.


28 de Abril, NESTE DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO, FENPROF PRETENDE SABER:
27 abr 2015 / 12:27

No passado dia 19 de janeiro, responsável do Ministério da Educação e Ciência (MEC), no Algarve, anunciou que fora removido o fibrocimento de 300 escolas e também que fora promovida a medição da quantidade de fibras no ar em 20 escolas. Trata-se de uma informação que se regista, sobretudo porque, durante anos, nada disto foi feito. Acontece, contudo, que há cerca de dois mil edifícios escolares, o que significa que a medição se fez em apenas 1% do total, sendo que, de acordo com a lista divulgada pelo governo, os edifícios do MEC com amianto são 813 e não 300.


NOVO PRAZO ESTABELECIDO (90 DIAS ÚTEIS) VOLTOU A SER DESRESPEITADO PELO MEC
29 dez 2014 / 13:53

A FENPROF exige que a lei do amianto seja cumprida! Como tal, continua disponível para contribuir para a resolução deste problema, articulando os seus esforços com o MEC, com as Associações de Pais e Encarregados de Educação, com as Associações de Estudantes, com Organizações Não Governamentais de Ambiente, com outros Sindicatos e com todas as entidades interessadas em que o problema do amianto seja resolvido em Portugal.

Ver página "O amianto mata"


Informação
21 jan 2015 / 18:43

Ver aqui  "Eternit e o grande julgamento do amianto". livro editado em com co-autoria pela Central Única dos Trabalhadores, do Brasil.

Por seu turno, o Instituto Sindical Europeu da Confederação Europeia de Sindicatos tem um bom sub-site sobre o amianto. Ver aqui em inglês.    E aqui em francês.


VALE MAIS TARDE DO QUE NUNCA, PORÉM...
01 ago 2014 / 14:33

 Apesar de estarmos perante uma primeira lista que é divulgada com mais de dois anos de atraso, há que registar a sua divulgação, fruto, também, da muita pressão que tem sido exercida sobre o governo português para que o faça.


Tema lançado pela ONU
06 jun 2014 / 09:47

O problema do amianto e a inércia do MEC
21 mai 2014 / 09:44

Integrando uma delegação conjunta com a QUERCUS, a FENPROF reuniu (22 de maio de 2014/foto J. Caria) com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), com o objetivo de debater o problema do amianto nas escolas, questionar a postura do MEC neste processo e encontrar formas de, em articulação, as organizações e entidade presentes poderem desenvolver linhas de trabalho que levem ao cumprimento da legislação sobre a matéria e ao respeito pela saúde pública, em particular de todos os chamados “utilizadores” das escolas, em particular professores, trabalhadores não docentes e alunos. As delegações presentes integravam diversos elementos, incluindo o Presidente da ACT, o Presidente da QUERCUS e o Secretário-geral da FENPROF.

TVI 24: FENPROF recorre da decisão do tribunal


Pela remoção do AMIANTO nas escolas
13 mai 2014 / 18:35

A ação do SPZS junto à Escola do 1º ciclo do Atalaião  em Portalegre decorreu durante a manhã de 12 de Maio com entrega de folhetos informativos à comunidade escolar e divulgação à comunicação social. Na tarde do mesmo dia, no Agrupamento de Sousel, dirigentes do SPZS puderam constatar o estado de degradação em que se encontram os telheiros exteriores da escola-sede.


13 mai 2014 / 18:39

No dia 13 de maio de 2014, pelas 13 horas, inserida na campanha nacional da FENPROF pelo cumprimento da legislação sobre o amianto, realizou-se uma ação de informação e protesto junto à escola EB 1ºCEB Alto Rodes (edifício escolar contendo amianto). Esta ação teve a participação de elementos da associação de pais e encarregados de educação da referida escola.


Informação da CM
01 jul 2014 / 17:25

Informação da CM
19 jun 2014 / 16:17

Livro lançado pelo Instituto Sindical Europeu
04 jun 2014 / 08:14

O Instituto Sindical Europeu, organismo da Confederação Europeia dos Sindicatos, acaba de publicar o livro «The asbestos lie. The past and present of an industrial catastrophe» (A mentira do amianto. O passado e o presente de uma catástrofe industrial).


Região Centro
14 mai 2014 / 15:40

Saúde de alunos, professores e pessoal não docente posta em causa

Os sindicatos da FENPROF estão a proceder ao levantamento de casos de escolas com amianto junto das autarquias, tendo em conta que o MEC reincide na não publicação da lista de edifícios públicos com amianto e na não indicação de que medidas está a tomar para a sua remoção. Aliás, ao contrário do que o MEC tem vindo a dizer, várias são as escolas que mantêm coberturas de amianto, apesar de “oficialmente” serem dadas como tendo já sido removido.


17 mai 2014 / 18:27

05 mai 2014 / 12:32

O levantamento que deveria ter sido feito entre 2011 e 2012 continua por concluir
31 mar 2014 / 17:41

A FENPROF recebeu a resposta que, na sequência da ação de intimação interposta no Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, o MEC foi obrigado a enviar, face ao pedido de divulgação da listagem de escolas onde existe amianto e de esclarecimento sobre as ações de informação a desenvolver junto das respetivas comunidades escolares, incluindo a calendarização da remoção. Este pedido da FENPROF surgiu na sequência do incumprimento, pelo governo, do imperativo legal que prevê a divulgação e informação em prazo que já se esgotou há dois anos. A FENPROF não irá desistir desta luta e levá-la-á até onde for necessário para ajudar a resolver este grave problema de saúde pública ao qual se expõem, diariamente, alunos, docentes e trabalhadores não docentes das escolas.


Pormenores sobre o amianto
10 abr 2014 / 12:16

O IARC – Internacional Agency for Resource of Câncer (Centro Internacional de Investigação do Cancro) classifica como carcinogénico (agente, mistura ou exposição suscetível de produzir ou favorecer o cancro) todas as variedades de amianto.


Rádio Condestável
09 abr 2014 / 18:38

Escolas têm a palavra
▶ 
 
Voltar ao Topo 

FENPROF, Federação Nacional dos Professores

Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa
Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt

Actualização: JPO

ENTIDADE FILIADA EM:

Internacional da Educação
CPLP-Sindical de Educação