Ciência
Lusa, 28/04/2005

Instalado no Everest o centro meteorológico mais alto do Mundo

05 de maio, 2005

Pequim, 28 Abr (Lusa) - Cientistas chineses concluíram a construção do centro de observação meteorológica mais alto do mundo, situado no Everest a 6.500 metros de altitude, informa a imprensa chinesa.

A estação, localizada num estreitamento do glaciar Dongronbu, servirá para medir a temperatura, pressão, humidade, radiação solar, precipitações e turbulências atmosféricas, afirmou um dos cientistas, o professor Jing Zhefan.

"Observando os dados, perceberemos os processos energéticos e de conversão de materiais em Qomolangma (nome que os chineses e os tibetanos dão ao Everest)", sublinhou Jing aos jornalistas chineses que o acompanham numa expedição à montanha mais alta do mundo.

Em 2001, cientistas chineses tinham instalado aparelhos de medição meteorológica no mesmo local, mas tanto os dados como os equipamentos desapareceram. Foi decidido por isso manter vários funcionários no local para "montar guarda".

A expedição vai ao topo do Everest para voltar a medir a sua altitude, estimada em 1975 em 8.848,13 metros. Os cientistas querem saber se fenómenos como o aquecimento global ou as forças geológicas alteraram essa medição.

A partir de observações em fendas da vertente norte da montanha, Ding Lin, outro dos cientistas da expedição, descobriu a 13 de Abril passado que a sua altitude era de 12.000 metros há 13 milhões de anos.

O Everest, ou Qomolangma (que em tibetano significa "deusa mãe do país"), gerou-se, como resto dos Himalaias, na colisão da placa tectónica indiana com a euro-asiática, há aproximadamente 65 milhões de anos.

Lusa, 28/04/2005