Ciência
TSF, 10/03/2005

Marte: investigador português lidera estudo no deserto do Utah

21 de março, 2005
O deserto do Utah foi escolhido por ter sido considerado como o local que reúne as condições ambientais mais parecidas com as do planeta vermelho. Para a ciência a chegada do homem a Marte é apenas uma questão de tempo.

Esta experiência pretende precisamente preparar esse dia. O momento em que um homem vai conseguir enfrentar as condições extremas do planeta vermelho.

O objectivo é perceber como é que seis pessoas reagem num local pequeno durante quinze dias. A juntar a isto é preciso comparar o comportamento deles com o delas num ambiente considerado de stress.

Ricardo Patrício vai liderar a tripulação de seis homens de várias nacionalidades. Quinze dias depois é a vez de uma tripulação exclusivamente feminina enfrentar a estação espacial de Marte no deserto do Utah.

«Não há muita informação em relação a tripulações exclusivamente femininas em missões de longa duração», explicou Ricardo Patrício, adiantando que as equipas ou são exclusivamente masculinas ou mistas.

O objectivo é também estudar aspectos mais técnicos como as saídas da estação, usando os fatos espaciais para missões de exploração do terreno.

A missão vai decorrer entre 15 de Abril e 1 de Maio