Ciência
MCTES aposta num sério retrocesso no processo de revisão do Estatuto do Bolseiro

ABIC propõe plano de acção

28 de outubro, 2008

O Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia marcou um sério retrocesso no processo de revisão do Estatuto do Bolseiro no início deste mês. A direcção da ABIC, reunidarecentemente, considerou que existem ainda condições para garantir que a revisão do Estatuto do Bolseiro seja considerada ainda durante esta legislatura, em particular em articulação com a revisão do Estatuto da Carreira Docente Universitário e do Estatuto da Carreira do Investigador. Mas isto só será possível se a tutela sentir que existe um vontade expressiva por parte dos bolseiros nesse sentido.

Neste sentido, a ABIC propõe o seguinte plano de acção para as próximas semanas:

  • nos dias 4-5 de Novembro (3ª e 4ª feiras) cada bolseiro telefona ou envia email para o Ministério, exigindo que a revisão do EBIC volte a ser considerado pela tutela durante esta legislação, em particular em articulação com a revisão do ECDU e ECI. Irá ser enviado um texto modelo (no início da semana), que deverá ser personalizado por cada bolseiro. Cada mail deverá ser enviado em CC para a ABIC, para que possamos contabilizar a adesão.
  • No dia 6 de Novembro (5ª feira), de manhã, uma delegação da ABIC (juntamente com outros bolseiros que se queiram juntar) irá ao MCTES entregar um pedido de reunião com carácter de urgência, tendo em conta a expressão dos bolseiros por uma revisão, tendo em conta a posição de alguns sindicatos a favor da revisão concertada dos três estatutos, tendo em conta a expectativa criada pela tutela, e tendo em conta a necessidade de um EBIC claro que contribua para por fim ao abuso da figura de bolseiro.
  • Esta acção será um primeiro passo, com vista à realização de concentrações descentralizadas em vários locais dos país, a ter lugar em finais de Novembro.
Apelamos a que divulguem esta mensagem pelos vossos contactos, para que possamos ter uma participação o mais abrangente possível nos dias 4 e 5 de Novembro.

André Levy