Ciência
Lusa, 19/06/2006

Universidade do Porto cria centro de investigação de riscos naturais

31 de agosto, 2006

A Universidade do Porto (UP) vai criar um centro de investigação para estudar e prevenir os riscos naturais no Norte do país, anunciou fonte da instituição, em comunicado divulgado no Porto.

O Centro de Estudos de Risco da Universidade do Porto (CERUP) conta com a participação de um conjunto vasto de entidades mobilizadas para a gestão dos riscos naturais, nomeadamente a câmara local, o Instituto da Água, a Administração dos Portos do Douro e Leixões, a Associação Florestal de Portugal e a Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte).

Uma fonte da Universidade do Porto referiu que a criação deste centro interdisciplinar se insere "numa lógica de reforço da capacidade institucional da Região Norte no domínio da relação entre os riscos naturais e tecnológicos, património e ordenamento".

O Centro terá como principais objectivos "realizar estudos, trabalhos laboratoriais e investigação científica em áreas como gestão de riscos em centros históricos, preparação de cartas de risco e estudos sobre o litoral, a formação de profissionais para as áreas do património e da protecção civil e a análise comparativa de políticas, procedimentos e instrumentos de prevenção e intervenção em situações de emergência".

Na região Norte, como na generalidade do território português, os principais riscos naturais são os incêndios florestais, os movimentos de terreno, as cheias e a erosão costeira.

"Estas situações têm sido ampliadas pela insensibilidade e ignorância técnica, política e económica na gestão do território e na sua não planificação", afirma o documento da Universidade.

O novo organismo será apresentado formalmente a 27 de Junho, às 18h00, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Lusa, 19/05/2006