Estudos

Números para pensar e agir

28 de setembro, 2004

 

 

74% do total dos docentes do ensino superior encontram-se contratados a prazo[1] (84% no politécnico e 67% no universitário).

 

 

 

 

133% é, no universitário, a proporção que atinge o número total dos professores auxiliares de carreira, relativamente ao total de professores nos quadros (catedráticos e associados) 1.

 

 

 

 

 

 

 

 

80% é a proporção dos docentes do universitário que não ocupam lugares de quadro (no politécnico ronda os 73%)1.

 

 

 

42% do total dos docentes em dedicação exclusiva, no politécnico, não são de carreira (são equiparados) e estão sujeitos a contratos renováveis de duração máxima bienal, constituindo 27% do número total de docentes1.

 

 

 

 

 

 

 

 

30% do total dos assistentes do politécnico em dedicação exclusiva dispõe já de mestrado ou de doutoramento, habilitações de referência para as categorias de professor adjunto e de coordenador, respectivamente1.

 

 

2007 é o ano até ao final do qual o Governo aprovou que as transferências do Orçamento de Estado para o Ensino Superior Público ficariam congeladas, o que significa um corte real anual muito pronunciado[2].

 

50% é o nível de financiamento que Portugal não consegue sequer atingir, tomando como referência a média dos gastos por aluno, no ensino superior, dos países da OCDE[3].

 

 

 

 

62% é a medida do atraso de Portugal em percentagem de investigadores por mil habitantes, relativamente à média da UE (15)[4].

 

 

 

 

 

40% é a proporção do financiamento aplicado por Portugal na investigação, em relação à média da EU-154.

 

 



[1] Dados obtidos de um estudo realizado pelo SPGL/FENPROF, com base nas últimas listagens de docentes publicadas pelo MCES, referidos a 31 de Dezembro de 2002.

[2] Programa de Estabilidade e Crescimento proposto pelo Governo à Comissão Europeia, em Fevereiro 2004

[3] ?Education at a Glance?, OCDE, 2003

[4] Towards a European Research Area ? Science Technology and Innovation ? Key Figures 2003-2004