Particular e Cooperativo Actualidade
Comunicado de imprensa de 28/02/2007

Universidade Independente: FENPROF exige ao Ministro Mariano Gago que actue com firmeza

18 de maio, 2007

A FENPROF encontra-se muito preocupada com a situação que se vive na Universidade Independente, cuja entidade instituidora é uma Sociedade Anónima. Este espectáculo, que não é infelizmente único, é a todos os títulos deplorável e indiciador de gestão danosa, que constitui mais um exemplo de que a chamada gestão empresarial das instituições de ensino superior não é o milagre que alguns propalam.

A interrupção das aulas e a informação de que dezenas de docentes terão sido afastados, em consequência de lutas internas pelo poder, é um grave sintoma de que os interesses dos estudantes não se encontram salvaguardados. Arbitrariedades deste tipo, para com os docentes, têm sido facilitadas devido à cumplicidade por omissão de sucessivos governos que se têm demitido de regulamentar a contratação e a carreira dos docentes deste subsector, como estão obrigados, desde há muitos anos, pelo Estatuto do Ensino Superior Particular e Cooperativo.

Igualmente, no campo da fiscalização do cumprimento dos requisitos legais de reconhecimento do interesse público, sucessivos governos têm pactuado com situações de falta de qualidade que são de todo inaceitáveis, sobretudo quando o discurso político é o da exigência de melhoria da qualidade e da adopção de padrões internacionais.

A FENPROF exige que o Ministro Mariano Gago ponha sem hesitações cobro imediato a esta situação que prejudica gravemente a imagem do ensino superior em geral e a do ensino particular e cooperativo, em especial, assegurando condições para que os estudantes terminem os seus cursos nessa ou noutra instituição com a qualidade indispensável.

                                                                                                 O Secretariado Nacional

                                                                                                      João Cunha Serra
Coordenador do Departamento do Ensino Superior e Investigação