Actualidade
Participação da UBI (Lusa, 20/02/2005)

Covilhã: projecto transfronteiriço estuda impacto das Universidades nas regiões

22 de março, 2005

 

 

A Universidade da Beira Interior, na Covilhã, vai participar numa investigação transfronteiriça para avaliar "o impacto das universidades nas regiões em que estão inseridas", revelou o coordenador do projecto.

Mário Raposo explicou que para conduzir essa investigação foi criado o "Obserégio - Observatório Transfronteiriço de Avaliação do Impacto das Universidades no Tecido Regional".

Apoiada por fundos comunitários no âmbito do programa transfronteiriço Interreg, a estrutura envolve as universidades da Covilhã, Évora, em Portugal e Salamanca e Extremadura, em Espanha.

"O objectivo final do novo observatório é a criação de um manual de boas práticas no relacionamento entre instituições de ensino superior e as regiões em que estão inseridas", explicou Mário Raposo.

O responsável acrescentou que agora se entrará "na fase da realização de inquéritos no sentido de se reunir dados para serem tratados estatisticamente".

O projecto pretende obter dados objectivos sobre variações do desenvolvimento económico e social, incentivando a inovação, fixação da população e promoção de iniciativas empresariais, entre outros indicadores.

Segundo Mário Raposo, no final do ano deverão existir algumas conclusões.

O programa Interreg apoia o Obserégio em 75 por cento dos 400 mil euros do investimento total. Os restantes 25 por cento são suportados pelos diferentes parceiros

Lusa, 20/02/2005