Actualidade
Lusa, 15/01/2007

Fernando Seabra Santos reeleito reitor da Universidade de Coimbra

21 de maio, 2007

O professor catedrático Fernando Seabra Santos foi reeleito (15/01/2007) para o segundo mandato de reitor da Universidade de Coimbra, com 80 por cento dos votos entrados nas urnas, num sufrágio onde era o único candidato.

Seabra Santos, de 51 anos, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia, obteve 171 votos dos 214 votantes, num colégio eleitoral de 278 elementos, entre professores, estudantes e funcionários da universidade. Registaram-se ainda 41 boletins brancos e dois nulos.

"Estou francamente satisfeito com a expressão do resultado. Havia a possibilidade da participação ser baixa por existir uma candidatura única mas não foi isso que aconteceu".

Segundo Seabra Santos, "tratou-se de uma votação expressiva, superior à que esperava ter, onde fui eleito com mais votos do que há quatro anos".

Para o próximo mandato, o reitor pretende continuar a "promover a inovação, a qualidade e a eficiência da gestão" da Universidade, desenvolvendo novas áreas disciplinares e apostando nas áreas das ciências da vida.

No âmbito da investigação e na ligação à sociedade, o reitor entende como estratégico o reforço da aposta nas ciências da vida, empenhando-se no sucesso do Centro de Tecnologias Nucleares Aplicadas à Saúde, a construir no pólo III da Universidade de Coimbra.

"Quero também ajudar a promover cada vez mais uma cultura de exigência e uma ligação mais estreita com a sociedade e o tecido empresarial".

Ao nível da reorganização interna, Seabra Santos pretende reformular os Estatutos, colocando a universidade "no caminho do reforço da autonomia, de forma a defender-se do escrutínio de órgãos do Estado", que deve responsabilizar-se pelo financiamento, de acordo com a importância das suas actividades.

O reitor quer ainda "reforçar a o prestígio da Universidade e a coesão interna entre corpos", criando melhores condições de trabalho para docentes, estudantes e funcionários.

Lusa, 15/01/2007