Actualidade

Investigador português recebe prémio da Universidade de Oxford sobre História da Ciência

12 de abril, 2007

O investigador português Pedro Raposo foi distinguido com o Magellan Prize da Universidade de Oxford sobre História da Ciência, informou  a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Pedro Raposo é membro do Centro de História da Ciência da Universidade de Lisboa e completou recentemente o Mestrado em História e Filosofia das Ciências pela FCUL, com a dissertação "A Vida e Obra do Almirante Campos Rodrigues".

O investigador vai fazer a tese de doutoramento em História da Ciência na Universidade de Oxford. "O plano da tese incide sobre as relações entre os observatórios astronómicos de Pulkovo [na Rússia], e Lisboa durante o século XIX, sobretudo no que se relaciona com a instrumentação", informa a FCUL em comunicado.

O Observatório Astronómico de Lisboa, criado em 1878 na Tapada da Ajuda, foi inspirado do ponto de vista arquitectónico no edifício do Observatório de Pulkovo.

O prémio, anual e com um valor de três mil libras (4400 euros), foi criado para comemorar os feitos do navegador português Fernão de Magalhães, do século XVI.
Público, 21/11/2006