Actualidade
Iniciativa aberta a jornalistas, investigadores e docentes universitários

Açores vai receber em 2007 congresso internacional de jornalismo científico

12 de abril, 2007

A secretária açoriana do Ambiente e do Mar anunciou  a realização, em 2007, de um congresso internacional no arquipélago para promover o desenvolvimento do jornalismo científico e dar a conhecer as paisagens das nove ilhas.

Ana Paula Marques adiantou à Agência Lusa que o evento "inédito no pais" vai permitir reunir nos Açores jornalistas de várias revistas de interesse científico e docentes universitários especializados em temáticas relativas ao meio ambiente.

"Iremos convidar especialistas de vários países e abrir o evento à participação da comunicação social regional, nacional e da Macaronésia", assegurou a governante, acrescentando que o congresso deverá englobar uma parte teórica e outra prática, através da realização de palestras e actividades de mergulho ou passeio.

Para além de permitir a troca de experiências e conhecimentos entre os jornalistas, a secretária do Ambiente e do Mar garantiu que este congresso científico vai servir também para potenciar a divulgação turística das paisagens e recursos naturais dos Açores em todo o Mundo.

"Será uma oportunidade para as revistas de renome internacional presentes no evento divulgarem as nossas paisagens e o que fazemos a nível da biodiversidade e conservação da natureza", afirmou Ana Paula Marques, para quem "há ainda muito trabalho a fazer nas ilhas" para desenvolver o turismo de natureza.

Segundo Ana Paula Marques, embora ainda não esteja definido o local para a realização do primeiro congresso internacional de jornalismo científico dos Açores, a opção poderá recair entre as ilhas do Pico ou das Flores.

Lusa
3/05/2006