Actualidade
26 e 27 de Abril

Évora: jornadas universitárias destacam laços culturais entre Portugal e Espanha

02 de maio, 2006

Os laços culturais, literários e linguísticos entre Portugal e Espanha vão estar em foco, quarta e quinta-feira (dias 26 e 27 de Abril), nas III Jornadas de Estudos Ibéricos da Universidade de Évora, que pretendem aprofundar as relações transfronteiriças entre os dois países.

O evento, a realizar no Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora), é organizado pelas comissões do curso de mestrado em Estudos Ibéricos e do curso de licenciatura em Estudos Portugueses e Espanhóis da academia, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

António Sáez Delgado, professor espanhol responsável pela organização das jornadas, adiantou hoje à agência Lusa que a iniciativa conta com mais de meia centena de participantes inscritos, sobretudo alunos e professores universitários.

"Esta terceira edição das jornadas vai ter participantes de várias regiões portuguesas e também alguns oriundos de Espanha, interessados nas temáticas que vão ser debatidas", disse.

O objectivo do evento, frisou o responsável, passa por divulgar e analisar os "pontos de contacto" entre Portugal e Espanha nas áreas da literatura, linguística e cultura em geral, também em foco no mestrado em Estudos Ibéricos que a universidade alentejana foi pioneira em lançar, há quase três anos atrás.

"Este é um trabalho cujos frutos não são visíveis de imediato, mas esperamos contribuir, a pouco e pouco, para solidificar uma rede de contactos e parcerias que serve para aprofundar as relações transfronteiriças, não só entre Portugal e Espanha, como também entre o Alentejo e a Extremadura espanhola", argumentou.

Relativamente ao programa, o primeiro dia das jornadas, com início às 14:30, é dedicado à literatura e à linguística, com a conferência "Os meus escritores ibéricos", proferida pelo escritor português Almeida Faria (a partir das 15:00), que já foi galardoado com o Prémio Vergílio Ferreira instituído pela Universidade de Évora.

O professor espanhol José Gómez Asencio, da Universidade de Salamanca, especialista em gramática espanhola e no ensino do espanhol para estrangeiros, fala também na jornada inaugural, abordando o papel da Real Academia Espanhola.

O programa de quarta-feira inclui ainda a presença do escritor alentejano José Luís Peixoto, que vai ler poemas e trechos dos seus romances.

O segundo e último dia das Jornadas em Estudos Ibéricos recebe a visita do catedrático português António Hespanha, da Universidade Nova de Lisboa, para falar sobre a história do pensamento ibérico (10:00).

Também o professor universitário Eduardo Esperança, da Universidade de Évora, vai estar presente no evento, às 11:30, para abordar a cultura de uma perspectiva sociológica, enquanto mediadora dos problemas comunicacionais.

As III Jornadas em Estudos Ibéricos terminam à tarde, depois de uma visita guiada ao Museu Extremenho e Iberoamericano de Arte Contemporânea, em Badajoz, de inscrição gratuita, tal como todo o evento.

Lusa, 25/04/2006