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GESTÃO
21 fev 2017 / 17:06

RESPOSTAS A INQUÉRITO REFORÇAM POSIÇÕES DA FENPROF

"As propostas da FENPROF sobre gestão democrática das escolas refletem o pensamento dos professores" – esta é uma das conclusões do inquérito a que quase 25.000 professores responderam. A Federação deu a conhecer, à comunicação social, as conclusões essenciais de uma reunião realizada com diretores de agrupamentos/escolas e divulgou os dados globais do inquérito efetuado. / JPO


Reuniões em escolas de todo o país
16 fev 2017 / 12:10
  • Apontamentos sobre os encontros já realizados no Porto e em Coimbra
Constatando o retrocesso democrático que o atual modelo de gestão representa, a FENPROF  pretende debater com os educadores e professoresas propostas de alteração do regime de gestão das escolas que, em breve, irá apresentar ao Ministério da Educação.

Tomada de posição da FENPROF sobre a transferência de competências para os municípios, no que respeita à área da Educação
17 fev 2017 / 19:13

 O Governo aprovou (16/02/2017), em Conselho de Ministros, uma proposta de lei-quadro, que agora apresentará à Assembleia da República, para a transferência de novas responsabilidades para as autarquias locais. A pressa é má conselheira. O caminho seguido pelo Governo não parece ser significativamente diferente do processo iniciado pelo governo PSD/CDS.


"Mais Democracia para as Escolas"
26 jan 2017 / 16:38

A gestão democrática das escolas é fundamental para o exercício de uma verdadeira autonomia, para a prevalência do interesse pedagógico sobre qualquer outro, para promover a participação de todos na vida das escolas. O atual modelo de gestão atrofia a autonomia das escolas e a autonomia profissional dos docentes. Daí que os professores coloquem o regresso à gestão democrática no topo das suas exigências. A FENPROF tem propostas, vai debatê-las com os professores em todos os estabelecimentos de educação e ensino e desenvolver uma campanha nacional em defesa da gestão democrática.

Tudo sobre a campanha


26 jan 2017 / 19:32

Debate intenso no encontro nacional realizado na Secundária D. Pedro V, em Lisboa
12 mar 2016 / 16:52

"A gestão democrática é a pedra de toque de uma escola pública que deve ser, também ela, democrática", salientou Mário Nogueira no encerramento do encontro nacional (foto: Henrique Borges) que decorreu no passado dia 12 de março em Lisboa, por iniciativa da FENPROF./ JPO 

Propostas da FENPROF para debate nas escolas


13 mar 2016 / 13:23

A gestão democrática das escolas esteve sempre no caderno reivindicativo da FENPROF porque as questões relativas à autonomia, direção e gestão dos estabelecimentos de ensino são da maior relevância para a vida das escolas – pela dimensão política que assumem e pela forma como influenciam as relações de trabalho e o clima de escola. 


Mário Nogueira:
12 mar 2016 / 18:00

"Sem gestão democrática não há autonomia, não há valorização da escola e da sua vertente pedagógica; não há respeito pela dignidade profissional docente", destacou o Secretário Geral da FENPROF no encerramento do debate realizado em Lisboa, onde retomou, também, algumas preocupações face ao Orçamento do Estado para 2016 em matéria de Educação./ JPO


21 fev 2017 / 17:43

26 jan 2017 / 19:39

Conferência promovida pelo SPGL em Almada
07 fev 2017 / 19:44

 Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF (intervenção na sessão de encerramento da conferência)


Tem a palavra...
12 mar 2016 / 17:11

"Pesquisas realizadas ao longo das últimas três décadas no contexto das escolas portuguesas, permitiram o estabelecimento de uma forte associação teórica entre gestão democrática e eleição, colegialidade, participação na decisão. Trata-se de três dimensões consideradas cruciais, certamente associadas a outras também relevantes mas, em todo o caso, dependentes daquelas ou a elas subordinadas".



 

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