FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Processo Cambridge
newsletter 
RSS
"Exame do Cambridge"
18 mai 2015 / 09:04

As organizações sindicais prolongam o período de greve a todo o serviço relacionado com o PET até 30 de junho (formação presencial, formação e certificação na plataforma Fronter, sessões de Speaking, correção e classificação da prova escrita). Pré-Aviso

Toda a informação sobre o "processo Cambridge"


EXAME CAMBRIDGE:
11 mai 2015 / 17:53

O MEC enviou um ofício aos diretores das escolas e agrupamentos, assinado pelo presidente do IAVE e pelo diretor-geral da DGEstE no qual, em tom de notório desespero, procuram criar pressão sobre os professores, esquecendo-se que a sua não participação neste processo se faz no âmbito da greve que foi convocada por sete organizações sindicais de professores.


CAMBRIDGE:
04 mai 2015 / 16:15

FENPROF ENTREGOU DOSSIÊ  NA PJ COM DOCUMENTOS RELATIVOS AO PROCESSO CAMBRIDGE

"Esta prova é um verdadeiro abuso", reafirmou Mário Nogueira, em Lisboa (6/05/2015). Falando aos jornalistas (foto JPO), o Secretário Geral da FENPROF sublinhou a elevada participação na greve ao serviço relacionado com o "Exame Cambridge", que teve nesta quarta-feira a componente escrita, para a qual, recorde-se, foram convocados professores de Inglês (secretariado) e de outras disciplinas (vigilâncias). Os docentes, de Inglês ou não, convocados para esta componente escrita, deram uma resposta firme a quem insiste neste "abuso". Uma delegação da  FENPROF entregou esta tarde na Polícia Judiciária (à hora de realização da componente escrita), um dossiê com novos documentos que irão juntar-se aos que já anteriormente tinham sido apresentados na Procuradoria-Geral da República. / JPO 

 Reportagem SIC Notícias (com declarações de Mário Nogueira)

Esclarecimentos sobre a greve às atividades relacionadas com o exame da “Cambridge”

Documento  PDF         |        Textos relacionados 


DESTAQUE

De 7 de Abril a 22 de Maio
08 abr 2015 / 17:30

Não à utilização abusiva dos docentes portugueses postos ao serviço da Cambridge

As funções inerentes ao cargo de classificador do teste  PET não têm enquadramento legal, nomeadamente no Estatuto da Carreira Docente, nem no âmbito das tarefas previstas para a componente letiva, nem  da componente não lectiva, pelo que só poderão ser desempenhadas em regime de voluntariado. Basta! Os professores não podem sujeitar-se a todas as imposições e exigem ser respeitados, enquanto pessoas e profissionais!

Declarações de Mário Nogueira na RTP (13/04/2015)

FENPROF denuncia falta de transparência nos exames da Cambridge

Greve ao serviço "Cambridge" foi alargada às regiões autónomas e prolongada até 22 de maio

Flyer       |     Pré-Aviso de Greve (7/04/2015 a 6/05/2015)  

Pré-Aviso de Greve (6/05/2015 a 22/05/2015)


EM FOCO
01 abr 2015 / 15:19

CONDIÇÕES RECONHECIDAS AOS DOCENTES QUE PARTICIPEM NESTE PROCESSO SERÃO APRESENTADAS COMO PROPOSTA, AO MEC, PARA TODOS OS PROFESSORES COM TAREFAS SEMELHANTES

Foi adiado para a próxima semana o início dos testes de oralidade no âmbito do processo “Cambridge”, mas o pré-aviso de greve apresentado pelas sete organizações sindicais que integram a Plataforma Sindical de Professores permite que, a partir de amanhã, os professores que pretendam entrem em greve, não participando em qualquer serviço relacionado com esta prova.

Pré-Aviso de Greve: 7 de abril a 6 de maio

Consultar também:
• Primeira alteração ao Despacho n.º 15747-A/2014, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 251, de 30 de dezembro (pdf)
 
• Primeira alteração do Regulamento de aplicação, classificação e certificação do Preliminary English Test for Schools (PET), aprovado e publicado em anexo ao Despacho n.º 2179-B/2015, de 2 de março (pdf)

"PROCESSO CAMBRIDGE"
26 mar 2015 / 14:58

PLATAFORMA SINDICAL CONSIDERA QUE CARÁTER FACULTATIVO DEVERÁ ENVOLVER A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES EM TODO O PROCESSO

Soube-se ontem que o MEC terá encontrado parceria para resolver, a seu favor, o problema com que estava confrontado pelo facto de quase metade dos professores convocados para realizarem as provas pretendidas pela Cambridge não terem feito o teste, uns não comparecendo nas ações de formação que decorreram em dias de aulas, outros, embora comparecendo, recusando submeter-se a uma prova que põe em causa a adequação da sua habilitação profissional para exercer atividade em escolas portuguesas.


Maré de ilegalidade
25 mar 2015 / 19:08

Entregue o pré-aviso de greve a todas as atividades relacionadas com este processo (período de 7 de abril a 6 de maio de 2015) 

Pré-Aviso de Greve: 7 de abril a 6 de maio


PARCERIA GOVERNO-CAMBRIDGE
09 jul 2015 / 14:05

Apesar de ter garantido que não haveria qualquer despesa acrescida com o PET, MEC/IAVE vem agora dizer que, afinal, o erário público vai suportar despesa que não revela.

Descontos salariais por greve ao serviço do PET


ENTRE OUTRAS INICIATIVAS, FENPROF APOIARÁ OS PROFESSORES NA OBTENÇÃO DE EQUIVALÊNCIA DA SUA HABILITAÇÃO AO SISTEMA EUROPEU DE CERTIFICAÇÃO
17 mar 2015 / 18:40

As ações promovidas pelo IAVE, no âmbito do acordo que celebrou com a Cambridge, estão a provocar a contestação generalizada dos docentes de Inglês à formação e à avaliação que lhes está a ser imposta, no âmbito da aplicação do Preliminary English Test. O desrespeito que o IAVE/MEC revela pelos professores, pelo seu trabalho, pelos alunos e pelas escolas é cada vez mais notório em cada dia que passa. Este é o denominador comum das queixas que têm chegado aos Sindicatos da FENPROF, através dos professores convocados para esta formação.


APESAR DAS PRESSÕES EXERCIDAS SOBRE MUITOS PROFESSORES
06 mai 2015 / 20:55

GREVE MANTÉM-SE, PARA JÁ, ATÉ DIA 22 DE MAIO

Foram muitos os professores que, no dia 6 de maio, em todo o país, fizeram greve ao serviço de vigilância à prova escrita do exame da Cambridge “Preliminary English Test (PET)”, juntando, dessa forma, o seu protesto ao dos colegas de Inglês que, em número crescente, têm vindo a aderir à greve às provas orais que se prolongarão até dia 22 de maio. "Esta prova é um verdadeiro abuso", reafirmou Mário Nogueira, em Lisboa (6/05/2015). Falando aos jornalistas (foto JPO), o Secretário Geral da FENPROF sublinhou a elevada participação na greve ao serviço relacionado com o "Exame Cambridge".


FENPROF tudo fará para pôr cobro a mais este desvario do MEC e de Nuno Crato
10 mar 2015 / 18:41

No âmbito do exame da Cambridge, Preliminary English Test for Schools Portugal (PET), os docentes de Inglês que, agora, em regime de obrigatoriedade, vão ter de aplicar e corrigir a prova, terão de realizar um exame da Cambridge para avaliar a sua proficiência linguística!

Minutas a utilizar pelos professores que foram designados corretores


“PROCESSO CAMBRIDGE”
19 mar 2015 / 18:16

PROFESSORES MANTÊM PROTESTO NÃO COMPARECENDO OU NÃO REALIZANDO TESTE


Voltar ao Topo 

FENPROF, Federação Nacional dos Professores

Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa
Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt

Actualização: JPO

ENTIDADE FILIADA EM:

Internacional da Educação
CPLP-Sindical de Educação