FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Bem-vindo ao Site dos Professores Aposentados
newsletter 
RSS
31 jan 2017 / 18:57

Professores Aposentados reuniram em Coimbra e em Viseu

Por uma participação activa e solidária na vida sindical

Realizaram-se nos dias 11 e 18 de Janeiro, duas reuniões, em Coimbra e Viseu, dirigidas a docentes aposentados. Estas reuniões, de carácter regional, convocadas pelo Departamento de Aposentados do SPRC,

tiveram o objectivo de discutir aspectos relacionados com a situação actual dos docentes aposentados e, através da aprovação de documentos, envolvê-los na vida sindical, a qual é determinante para os manter informados e capazes de intervir neste projecto solidário e, de um modo geral, na sociedade.

Assim, os docentes presentes procederam a uma avaliação do trabalho realizado pelo Departamento de Aposentados em 2016 e discutiram e aprovaram o Plano de Actividades para 2017, o qual vai ser agora proposto à Direcção Regional do Sindicato para que venha a ser integrado nos documentos a aprovar, posteriormente, pela Assembleia Geral de Sócios.

Com a 8.ª Conferência Nacional da Inter-Reformados/CGTP-IN à porta, cuja temática integra, coincidentemente, preocupações que constam em vários textos do SPRC – “Sindicalizados sempre, no trabalho e na reforma – Reforçar a organização, fortalecer a participação” – o Departamento de Professores Aposentados aproveitou para, discutindo o conteúdo das propostas que estarão presentes nos trabalhos da Conferência, envolver os presentes nesta dinâmica acção nacional. Isabel Lemos, da Direcção do SPRC e da Direcção Nacional da Inter-Reformados, coordenou esta discussão.

Das duas sessões, destacamos os aspectos relacionados com o Orçamento de Estado para 2017, a sua repercussão no valor das pensões e na vida diária de cada um de nós, e o Decreto-Lei 7/2017 que altera a natureza jurídica da ADSE, a qual passou a ser um instituto público de regime especial e de gestão participada, sob a tutela do Ministério da Saúde e das Finanças.

Analisados e aprovados o relatório de actividades 2016 e o plano para 2017 seguiu-se a análise dos documentos, em discussão, da 8.ª Conferência Nacional da IR.  

Isabel Lemos fez uma apresentação detalhada dos documentos com particular enfoque no Projecto de Resolução “Reformados: outros novos desafios”  e na proposta da Carta Reivindicativa.

Em resultado da análise e discussão foi aprovada a proposta de inclusão na carta reivindicativa de um novo ponto, que se transcreve:

“• a oportunidade de formação gratuita aos cuidadores de proximidade voluntários na perspectiva de uma ajuda mais informada e adequada ao bem-estar do idoso.”

Considerou-se, também, propor que seja acrescentada a exigência da representação dos reformados em órgãos de decisão política, quer a nível autárquico, quer a nível  governamental.

Por fim,  informou-se que, de acordo com o regulamento da Conferência, o SPRC será representado por 4 delegados: Anabela Sotaia, coordenadora da Direcção Regional; Graça Pedrosa, coordenadora do Departamento de Aposentados; Graciete Ribau e Manuel Leitão, membros das Direcções  Distritais de Aveiro e da Guarda.

As reuniões terminaram com dois apelos:

– intervenção na luta sindical relembrando duas importantes iniciativas:  

2.ª Conferência Nacional de Aposentados da FENPROF, a realizar em Novembro, e as eleições para os Corpos Gerentes do Sindicato que decorrerão a 9 de Maio;

– intervenção junto dos colegas aposentados e da população em geral informando-os e consciencializando-os de que todos somos imprescindíveis na luta por uma sociedade mais justa e solidária. 

Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Voltar ao Topo