Todas as notícias
Lusa, 21/03/2005

Mensagem da UNESCO realça poesia enquanto espaço de reflexão e diálogo

27 de março, 2005

A poesia restitui a magia das palavras e abre um espaço de reflexão e diálogo sobre o mundo actual, destaca a Unesco na sua mensagem para assinalar o Dia Mundial da Poesia, 21 de Março.

O texto, lido na Figueira da Foz pela actriz Maria do Céu Guerra no âmbito do IV Encontro de Poetas, assinala que "a poesia é inestimável" porque "longe de fazer do conhecimento um fetiche, revela a sua parte obscura, insuspeitada e inacabada".

A organização da ONU para a educação e cultura vê na poesia "um instrumento de imensa liberdade que não hesita em questionar os códigos e poderes" e uma "mensagem viva sobre a pluralidade do mundo e das línguas".

Koichiro Matsuura, director-geral da Unesco, gostaria de ver a data, escolhida pela Unesco em 1999, dedicada "às jovens gerações", que devem ter o direito a expressar-se "com uma voz inventiva e sensível às diferenças".

A organização das Nações Unidas considera que a poesia é "um elemento essencial" no âmbito do Decénio Internacional de uma Cultura de Paz e Não Violência para as Crianças do Mundo (2001/2010), "para promover uma aprendizagem crítica e fundada nos ideais de criação artística e literária, liberdade de expressão e diversidade cultural".