Todas as notícias
"Se eu não morresse, nunca", pela Companhia de Teatro de Sintra/Chão de Oliva

Espectáculo de teatro a partir de poemas e extractos de cartas de Cesário Verde, até 19 de Novembro

24 de novembro, 2006

Neste espectáculo, o 53º da Companhia de Teatro de Sintra / Chão de Oliva, não se procura cronologia, biografia ou análise detalhada da obra. Procura-se sim, na sequência dos poemas e extractos de cartas, um caminho na esteira de Cesário: clareza da formulação retirada da observação das coisas reais e busca de "o espírito secreto" - "Ah! Ninguém entender que ao meu olhar/Tudo tem certo espírito secreto" (1). Procura-se igualmente dar a conhecer e estimular o conhecimento (e porque não a paixão?) de um autor "condenado, ele, um poeta, a ser um guarda-livros", "absurdo que pesou sobre a sua existência" (2), mas que no dizer de Fernando Pessoa, foi um dos grandes poetas do século XIX, juntamente com Antero de Quental e Camilo Pessanha: Qualquer dos três, porque qualquer é um homem de génio, é grande não só adentro de Portugal, mas em absoluto" (3).

_____________________________

(1) "In "Nós", Cesário Verde.

(2) "Cartas de Torna-Viagem", Eugénio de Castro, primeiro volume, Lisboa, 1926.

(3) "Estudo crítico", Fragmentos, in "Cânticos do Realismo e outros Poemas", edição Teresa Sobral Cunha, Relógio D?Água.

 

E...

«Se eu não morresse, nunca! E eternamente

buscasse e conseguisse a perfeição das cousas!»

 

19 Outubro / 19 Novembro

Quinta a Sábado - 21h30 / Domingos - 18h

Ficha do Espectáculo

Encenação João de Mello Alvim; Recolha de Textos Manuel Sanches; Interpretação Cristina Basílio, João Mais e Pedro Cardoso; Cenografia Companhia de Teatro de Sintra; Figurinos Miguel Sá Fernandes; Mestra Costureira Alda Cabrita; Tema Musical Rui Lima; Fotografia e Imagem Gráfica André Rabaça; Tratamento Video Jaime Gonçalves; Desenho de Luz André Rabaça Direcção de Produção Maria João Fontaínhas; Produção Executiva Catarina Nevesdias; Secretariado de Produção Cláudia Gomes; Operação de Luz e Som André Rabaça; Direcção Técnica: Nuno Correia Pinto; Montagem: Nuno Correia Pinto, André Rabaça e Pedro Tomé; Bilheteira: Cláudia Gomes Limpeza Anabela Alface.

 

* Bilhete normal: 10euros * 2 / 3 pessoas: 7,5euros * mais de 4 pessoas * Menos de 25 e Mais de 65 anos: 5euros *

* Reserve o seu lugar pelos telefones 21 923 37 19 / 91 220 63 84

* Casa de Teatro de Sintra * Rua Veiga da Cunha, 2 - 2710-627 Sintra