Todas as notícias
Iniciativa das CMs de Lagos e Loulé. Prazo limite para entrega dos trabalhos: 24 de Fevereiro

2ª edição do Concurso Literário "Sophia de Mello Breyner Andersen"

24 de fevereiro, 2006

 

 

 

 

O Concurso Literário "Sophia de Mello Breyner Andersen" , iniciativa das Câmaras Municipais de Lagos e de Loulé, através das suas Bibliotecas, tem como principal objectivo incentivar entre os jovens  a leitura das obras da prestigiada escritora. Este concurso tem periodicidade anual e a entrega de prémios decorrerá no dia 23 de Abril, "Dia Mundial do Livro". Este ano a sessão terá lugar em Loulé.

Segundo o regulamento, são admitidos a concurso trabalhos de poesia, prosa ou ensaio, em língua portuguesa, e ilustrações (originais e inéditos até à data da decisão final), que incidam sobre a obra literária da escritora Sophia de Mello Breyner Andersen.  Os trabalhos têm que indicar a obra original sobre a qual reflectem.
Podem apresentar trabalhos todos os estudantes que frequentem o ensino secundário, ou equiparado, no Algarve.
Os trabalhos a concurso devem ser entregues até ao dia 24 de Fevereiro de 2006 (inclusive) na Biblioteca Municipal de Lagos ou na congénere de Loulé (data do correio).
Cada um dos trabalhos é entregue dentro de envelope fechado, assinado no exterior com o pseudónimo. Dentro do envelope que contém o trabalho, deve ser colocado um segundo envelope fechado, assinado com o pseudónimo no exterior e contendo no seu interior a identificação do autor, contacto telefónico e nome do estabelecimento de ensino frequentado, explicam os organizadores do concurso.
 Caso os trabalhos sejam entregues via CTT., deverão ser colocados num terceiro envelope, onde será escrito o destinatário (uma das duas Bibliotecas organizadoras do Concurso), e apenas a morada do remetente.
 No caso de um autor apresentar mais do que um trabalho, os pseudónimos devem ser diferentes para cada apresentação.
 Poderão ser apresentados trabalhos de grupo tendo no máximo três elementos.
Os trabalhos escritos devem ser apresentados dactilografados, em letra "Arial", tamanho 12, com espaço e meio entre linhas, em folhas A4, não podendo ultrapassar as 15 páginas. As ilustrações devem ser apresentadas em folhas A4 ou A3.
Haverá um único júri para as duas modalidades do concurso, constituído por um representante da Câmara Municipal de Lagos, outro da CM de Loulé, e ainda representantes do IPLB - Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, da DREALG - Direcção Regional de Educação do Algarve,  da Editorial Caminho e da APP - Associação de Professores de Português.
O presidente de júri poderá convidar uma pessoa habilitada para auxiliar na tomada de decisão respeitante à categoria de ilustração.

Prémios

Para a categoria de poesia, prosa e ensaio são atribuídos os seguintes prémios: 1º Classificado: 600? + 25 livros; 2º Classificado: 300? + 20 livros; 3º Classificado: 250? + 15 livros.
Para a categoria de ilustração é atribuído um prémio de 500? + 25 livros
Para as escolas frequentadas pelos alunos galardoados são atribuídos os seguintes prémios: 1º Classificado: 25 livros;  2º Classificado: 20 livros;  3º Classificado: 15 livros
Caso o júri decida, existe a possibilidade de atribuição de menções honrosas.
Caso os trabalhos não apresentem qualidade, o júri reserva-se o direito de não atribuir prémios, assinala o regulamento, que refere ainda: "As Câmaras Municipais de Lagos e Loulé ficam detentoras de todos os trabalhos, reservando para si os direitos de divulgação ou publicação dos mesmos. Os trabalhos poderão ainda fazer parte de exposições a organizar nas instalações das Bibliotecas Municipais das duas autarquias."