Todas as notícias
Projecto "O rio Douro cruzando várias artes"

"Levar a Casa da Música às escolas"

02 de fevereiro, 2006

Assinalando o início das acções da Direcção de Educação e Investigação (DEI) da Casa da Música (CM) no exterior, a instituição portuense apresentou,  em Vila das Aves, o projecto "O rio Douro cruzando várias artes".

"A ideia é levar a CM às escolas e servir de motor para um trabalho a que os próprios estabelecimentos de ensino poderão dar continuidade", afirma Maria João Araújo, responsável pela DEI.

O projecto envolveu professores e 50 alunos da Escola da Ponte de Vila Nova das Aves, em Santo Tirso, que, ao longo de "cinco dias muito intensos de trabalho, desenvolveram capacidades cognitivas e criativas e competências musicais de forma extremamente rápida", continua a responsável.

Orientados por monitores especializados da CM, as crianças, com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, frequentaram diversas sessões pedagógicas e de animação, abordando disciplinas artísticas como a literatura, a interpretação, a expressão plástica e o design, considerando o rio Douro como ponto de partida do processo de aprendizagem.

O resultado é uma espécie de teatro musical, onde os alunos se responsabilizaram pela criação de guião, figurinos, textos, música, cenários e interpretação dramática e musical.

"O rio Douro cruzando várias artes" será apresentado a outras escolas do distrito do Porto, na sexta-feira, assumindo-se como alavanca de projectos semelhantes que serão futuramente desenvolvidos pela CM noutros estabelecimentos de ensino. No ano em que se celebra o 250.º aniversário do nascimento de Wolfgang Mozart, a DEI propõe aos estudantes de música a integração no coro que acompanhará o Christ Church Choir de Oxford e a Orquestra Nacional do Porto numa actuações agendada para Julho de 2006 e onde será interpretada a "Missa da Coroação".

Previsto para Maio do próximo ano, está a interpretação de "O lobo Diogo e o mosquito Valentim", de Eurico Carrapatoso, uma cantata que conta com a formação especial de um coro infantil. Os ensaios começam já no próximo mês.

JN
23/10/2005