Todas as notícias
Exposição até 5 de Janeiro

Desenhos ornamentais do séc. XVIII no Museu Gulbenkian

12 de outubro, 2005

Um conjunto inédito de 126 desenhos ornamentais franceses do século XVIII vai estar exposto a partir de dia 19 no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, anunciou a entidade.

"Conceber as Artes Decorativas. Desenhos Franceses do Século XVIII" é o título da exposição comissariada por Peter Fuhring, especialista em desenhos e gravuras de motivos ornamentais europeus entre os séculos XVI e XVIII.

A exposição resulta da colaboração entre instituições públicas francesas, nomeadamente a Biblioteca Nacional de França, o Museu das Artes Decorativas, a Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris e a Manufactura Nacional de Sévres.

Trata-se de um conjunto de 126 desenhos exibidos pela primeira vez em Portugal provenientes daquelas entidades públicas e de alguns coleccionadores particulares, com a presença de uma única gravura de um organismo português, o Museu Nacional de Arte Antiga.

Este conjunto de desenhos revela um pouco do processo de criação dos objectos decorativos que faziam parte do ambiente quotidiano da corte e da nobreza da França de setecentos.

André-Charles Boulle, Gilles-Marie Oppenord, Juste-Auréle Meissonnier, Jacques Lajoue, Nicolas Pineau, Thomas e François-Thomas Germain e Jacques Roettiers são alguns dos artesãos especializados nas diferentes artes decorativas que estão representados na exposição.

Os apontamentos inscritos nos desenhos expostos dão uma ideia da relação que então se estabelecia entre os designers e os clientes a quem os objectos eram destinados.

Com esta exposição, o Museu Calouste Gulbenkian pretende também mostrar a evolução das Artes Decorativas durante um momento importante da História da Arte que foi o século XVIII, no qual se destacaram os estilos Rococó, as temáticas inspiradas na natureza e o estilo Neo-Clássico.

Os desenhos vão estar em exposição até 05 de Janeiro de 2006 na Sala de Exposições Temporárias.

Lusa
10/10/2005