Todas as notícias

Paco Ibáñez actua na apresentação da banda sonora de “José e Pilar”

08 de novembro, 2010
O músico espanhol vai actuar no Lux, em Lisboa, no próximo dia 18, com Camané, Pedro Gonçalves (baixista dos Dead Combo) e David Santos e o seu projecto Noiserv. A apresentação da banda sonora do documentário começa à meia-noite, no mesmo dia da estreia comercial do filme em Portugal.
Imagem do filme com Saramago e Pilar
Imagem do filme com Saramago e Pilar (DR)

 

A música do cantor valenciano de 75 anos faz parte dos temas que compõem a banda sonora do documentário, realizado por Miguel Gonçalves Mendes. “José e Pilar” retrata a relação do escritor português José Saramago com a sua mulher, a jornalista espanhola Pilar del Rio. O realizador esteve com o casal em Lanzarote e Lisboa entre 2006 e 2009, enquanto Saramago escreveu “A Viagem do Elefante” e viajou na promoção do livro.

Além da música de Ibáñez, Camané, Pedro Gonçalves, Pedro Granato e Noiserv, a banda sonora integra também música de Adriana Calcanhotto, Alberto Iglesias e do músico brasileiro Pedro Granato. Segundo a Lusa, o escritor português disse que a voz de Paco Ibáñez “não tem nada de ontem nem de hoje” e que o músico espanhol, “com uma capacidade expressiva rara”, “canta para chegar ao coração e à sensibilidade de quem o escuta”.

O filme estreou na passada sexta-feira dia 5 no Brasil, em 11 cidades. Em Portugal, onde já abriu a edição deste ano do DocLisboa, a ante-estreia está marcada para o próximo dia 16, no cinema São Jorge, em Lisboa, data em que o Nobel português, que morreu em Junho, faria 88 anos.

Público, 08.11.2010
Por Vítor Bruno Pereira