Todas as notícias
5ª feira, dia 25, na Academia das Ciências de Lisboa

150º Aniversário da Fundação do Curso Superior de Letras

23 de fevereiro, 2010

Na próxima 5ª feira, dia 25, na Academia das Ciências de Lisboa, o Prof. Aires Nascimento fará a evocação do Aniversário da Fundação do Curso Superior de Letras (na Academia das Ciências de Lisboa). 

 Há 150 anos foi instituído o Curso Superior de Letras: por vontade expressa e decisão pessoal do rei D. Pedro V, que, para tal efeito, não hesitou em comprometer nisso parte do orçamento da Mesa Real (assim consta do Diário do Governo de 27 de Junho de 1859, 2ª feira, nº 148). Foram fundadas inicialmente três cadeiras – “uma de história, outra de literatura antiga e a terceira de literatura moderna, particularmente a portuguesa”; um ano depois, ao elenco inicial foram acrescentadas mais duas, “história universal filosófica, outra de filosofia transcendente”.

à Academia das Ciências de Lisboa confiou o rei o acompanhamento da sua institucionalização e a instalação nas suas dependências. Ao longo de meio século, Curso e Academia apoiaram-se na organização do ensino das Humanidades, recrutaram professores que se dedicaram ao ensino, com eles exerceu uma acção moderadora e crítica, modelando a estrutura do Curso às exigências científicas de disciplinas que iam reequacionando os seus conteúdos numa sociedade em mudança, criavam ritmos de trabalho e se abriam a inovações. Curso e Academia ousaram levar perante os poderes políticos propostas de renovação de estruturas e indicações de aproveitamento social.

Quando em 1911 foi reformado o Ensino Superior, as Faculdades de Letras tinham atrás uma experiência a que se ater. Tudo porque houve uma vontade que rompeu com inércias e lançou novos rumos no Ensino Superior Português, o rei D. Pedro V.