Todas as notícias
Biel Ballester Trio actua esta sexta-feira, dia 12. Sábado será a vez do trompetista Jeremy Pelt. Festival encerra a 20 de Junho

Guarda: Festival Jazz nas Alturas

11 de junho, 2009
Jazz de qualidade na Guarda
Depois de uma primeira edição em 2005, a Guarda retoma o Festival Jazz nas Alturas. O cartaz inclui Stephen Gaucci, Biel Ballester Trio, Jeremy Pelt, Not So Standard e Alberto Conde, e decorre até 20 de Junho.
O primeiro convidado foi o saxofonista nova-iorquino Stephen Gauci, que já aparecia nos roteiros jazzísticos de Nova Iorque antes de haver álbum a registar o seu estilo. Em dois anos, lançou oito. Versatilidade e flexibilidade são as suas marcas. Joe Lovano e Frank Wess figuram entre os seus mestres. O mais recente trabalho, "Basso Continuo", contou com o contrabaixista Michael Bisio, que faz dupla com ele neste concerto.

Quem tiver ouvido com atenção a banda sonora de "Vicky Cristina Barcelona" (Woody Allen), já conhece o grupo espanhol que actua esta sexta-feira dia 12. O Biel Ballester Trio é praticante do chamado "gipsy jazz", em que o estilo norte-americano perde para as marcas europeias. Além de interpretar "standards" de Django Reinhardt, incorpora outros géneros (bossa-nova, rumba, bolero).

No dia seguinte, 13 (sábado) apresenta-se o trompetista que o "Wall Street Journal" descreve como "a batida cardíaca que sublinha o futuro do jazz": Jeremy Pelt. O norte-americano traz na bagagem "Identity", lançado no ano passado.

A 18 de Junho, toca o quarteto português Not So Standard, que gosta de subverter a ideia de "standard", envolvendo temas conhecidos em novas roupagens, resultantes da abertura à improvisação. Neste concerto, interpreta trabalhos de Miles Davis, Ornette Coleman, Hermeto Pascoal, etc.

O encerramento do festival (dia 20) fica por conta do etno-jazz do trio liderado pelo pianista espanhol Alberto Conde, que tem como cúmplices o contrabaixista Baldo Martínez e o baterista e percussionista Nirankar Khalsa.

PUBLICO.PT