Todas as notícias

"Don Giovanni" no São Carlos com representações até 14 de Junho

30 de maio, 2009

"Don Giovanni"
Wolfgang Amadeus Mozart
(1756-1791)

30. Maio, 1. 3. 5. 9. 12. Junho às 20:00h
7. 14. Junho 2009 às 16:00h
Matinée Famílias (M/12) > 14. Junho


Opera buffa em dois actos, K. 527
Libreto de Lorenzo da Ponte (1749-1838)
Estreada em 1787, em Praga.

Direcção musical Johannes Stert
Encenação Maria Emília Correia
Cenografia e Figurinos António Lagarto
Desenho de Luz Pedro Martins

Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos

Nova produção
Teatro Nacional de São Carlos

M/12

Intérpretes:

Don Giovanni
Nicola Ulivieri

Leporello
Kevin Short

Donna Anna
Carla Caramujo

Comendador
Andreas Hörl

Don Ottavio
Musa Nkuna

Donna Elvira
Katharina von Bülow

Zerlina
Chelsey Schill

Masetto
Leandro Fischetti

 


"Encomendada a Mozart depois do sucesso da ópera Le nozze di Figaro (1786), Il dissoluto punito, ossia il Don Giovanni foi igualmente muito bem recebida, sobretudo em Praga, aquando da estreia. A ópera foi composta em apenas quatro meses, entre Junho e Outubro de 1787, com alterações e acrescentos a ocorrerem até ao momento da sua estreia. Apesar destas condicionantes, de certa forma vulgares no trabalho do jovem compositor, Don Giovanni rapidamente se tornou numa das mais importantes obras de Mozart e do repertório operático em geral. Ainda durante a vida do compositor esta ópera conheceu diversas encenações, adaptações e traduções, apesar da sua invulgar dificuldade de execução.

Apoiando-se em diversos textos já existentes, Da Ponte elaborou grande parte do libreto de forma inteiramente original. A história baseia-se na lenda de Don Juan, um libertino sedutor que se satisfaz conquistando inúmeras mulheres e travando duelos com os seus comprometidos e que acaba morto, num desvio surreal da acção, pela estátua mortuária de uma das suas próprias vítimas. Esta narração ficcional, cuja origem remonta ao século XIV, serviu de base, ao longo dos séculos e até aos nossos dias, a inúmeras adaptações literárias, teatrais e operáticas.
A conjugação de elementos dramáticos com elementos burlescos - o assassinato do comendador, no primeiro acto, e a morte de Don Giovanni, no final do segundo, intercalados pelas divertidas aventuras de Don Giovanni e do seu criado, Leporello, com as donzelas seduzidas - conferem a esta ópera um carácter ambíguo entre o cómico (opera buffa) e o dramático (opera seria) tendo recebido do próprio libretista o subtítulo de dramma giocoso."

Texto
Tiago Cutileiro
Marta Nunes