Todas as notícias
Exposição integrada no 27º Salão Internacional da Caricatura de St-Just-Le-Martel

Museu da Imprensa leva Daumier a França

19 de setembro, 2008

O Museu Nacional da Imprensa vai apresentar em França, no maior salão francês de humor, a mostra Daumier: o génio da caricatura, como forma de celebrar o bicentenário do nascimento de um dos mais brilhantes desenhadores satíricos de sempre.

Integrada no 27º Salão Internacional da Caricatura de St-Just-Le-Martel, que arranca no próximo dia 26, a mostra dedicada a Daumier vai ocupar os dois pisos do espaço mais nobre da cidade, o Centro Cultural.

A exposição é constituída por cerca de 200 desenhos, em larga maioria pertencentes à colecção de Juan Espino. "En Chine", Croquis Parisienne"; Actualités"; "Robert-Macaire"; "Les Artistes Contemporaines"; "La Sociéte d' Acclimation"; "Vulgarités"; "Les Bohémies de Paris" são alguns dos 27 temas representados na mostra, comissariada pelo director do MNI.

Estarão patentes peças raras, como a litografia a cores de Daumier sobre a guerra civil portuguesa, datada de 1835.

Apesar de pouco conhecido no mundo das artes, o francês Honoré Daumier (1808-1879) é um dos mais brilhantes desenhadores satíricos de sempre. Trabalhou essencialmente nos jornais satíricos "La Caricature" e "Charivari", tendo deixado nos dois as marcas do seu traço. Chegou a estar preso, no começo da sua carreira de caricaturista, em resultado de um dos seus trabalhos.

A exposição é acompanhada por um livro com o mesmo nome, tendo sido a primeira publicação editada em Portugal sobre Daumier. É trilingue (Português, Francês e Espanhol) e contém 400 páginas, metade das quais com reproduções das litografias. Coordenado pelo director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos (autor da introdução e notas bibliográficas) o livro integra textos originais de dois historiadores de arte: José-Augusto França e Javier Herrera-Navarro, para além de um poema de Baudelaire sobre o Daumier.

A mostra esteve patente na sede do Museu da Imprensa em 2001, aquando da Porto, Capital da Cultura, tendo depois viajado até Lisboa e Espanha. A sua apresentação na ?capital francesa do humor integra-se no âmbito do Protocolo assinado em 2006, entre a Câmara Municipal de St-Just-Le-Martel e o MNI.

Para o museu da cidade do Porto, corresponde a mais uma etapa na internacionalização do museu e do PortoCartoon-World Festival, evento considerado pela Federação Internacional de Cartunistas (FECO), um dos principais do mundo.

Neste contexto está também está patente, no Brasil, uma mostra do PortoCartoon dedicada à ?Globalização?, integrada no 35º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (S. Paulo).

Recorde-se que em Junho deste ano, o Porto foi proclamado ?Capital do Cartoon? em dez línguas diferentes e com a inauguração de um monumento desenhado por Siza Vieira, no centro da cidade.

O salão de humor de St-Just-Le-Martel realiza-se há mais de 25 anos e congrega sempre alguns dos melhores cartunistas do mundo, apresentando grandes exposições temáticas e de autor.

A mostra do MNI vai estar patente ao público, no Centro Cultural de St-Just-Le-Martel, até 5 de Outubro.