Todas as notícias

Exposição sobre vida e obra de Saramago

23 de abril, 2008

Está em Lisboa "a exposição "A consistência dos Sonhos", sobre a vida e obra de José Saramago, que reúne textos inéditos do Nobel da Literatura, correspondência que trocou com outros escritores, e objectos pessoais como a sua antiga máquina de escrever".

A letra e o rosto de Saramago estão espalhados de forma cronológica pelos mil metros da galeria D. Luís, no Palácio da Ajuda.

O que o comissário Fernando Aguilera propõe aos visitantes é uma viagem por uma vida dedicada à palavra.

«Podem ver documentos originais, primeiras edições, uma grande quantidade de material audiovisual e uma grande quantidade de imagens de obras de arte», salienta.

Fernando Aguilera salienta que a "Consistência dos Sonhos" é uma exposição pouco tradicional já que está repleta de elementos interactivos, como por exemplo caixas de rádio com registos áudio de declarações que Saramago pronunciou em diversas ocasiões.

Há também uma preocupação com as crianças. O comissário espera que a parte multimédia da exposição cative os mais novos.

Aguilera deixa ainda um recado ao Governo português, afirmando que espera que o executivo «seja sensível e faça com que este material fique em Lisboa».

Por enquanto a exposição é itinerante. Depois de Portugal segue para o Brasil, Argentina, México e a última paragem será Espanha, na Biblioteca Nacional de Madrid.

TSF, 22/04/2008