Todas as notícias
Até 14 de Outubro

Retrospectiva de François Dufrêne em Serralves

10 de setembro, 2007
Até 14 de Outubro, o Museu de Serralves, no Porto (Rua D. João de Castro, 210), apresenta uma retrospectiva do artista francês François Dufrêne, falecido em 1982. Esta exposição reúne pela primeira vez os seus cartazes, trabalho sonoro e fílmico.

Guy Schraenen e João Fernandes são os dois comissários desta mostra que reflecte sobre a obra de Dufrêne, um nome importante no contexto da França do pós-Guerra.
Os suportes utilizados por este artista, nascido em França em 1930, eram dotados na sua maioria de um carácter efémero e performativo.
Na década de 50, Dufrêne colaborou com o movimento Lettriste e também com os Situacionistas parisiences como Guy Debord. Foi um dos primeiros "décollagistes", com Raymond Hains ou Mimo Rotella, destacando-se por apresentar as suas colagens elaboradas com cartazes de rua rasgados ao contrário, ou seja, apresentando apenas o seu verso.
Também na década de 50 criou uma espécie de técnica vocal à qual chamou "crirythme" que existe apenas registada em fita magnética. Durante os anos 60, trabalhou com nomes como Yves Klein, Jean Tinguely ou Arman para a criação dos "Nouveaux Réalistes".

O certame pode ser visitado de terça a quinta-feira das 10h00 às 19h00; às sextas e sábados das 10h00 às 22h00 e aos domingos e feriados das 10h00 às 20h00 (a partir de Outubro só até às 19h00).