Nacional
ASPL, FENPROF, SEPLEU, SIPE, SIPPEB e SPLIU estiveram no Parlamento (14/01/2014)

Audiência na Comissão Parlamentar de Educação sobre as condições em que foi realizada a PACC no dia 18 de dezembro

14 de janeiro, 2014

ASPL, FENPROF, SEPLEU, SIPE, SIPPEB e SPLIU estiveram (dia 14 de janeiro) na Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República em audiência marcada a seu pedido para dar a conhecer as condições em que decorreu a realização da componente comum da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades (PACC), no passado dia 18.

No entendimento das organizações sindicais, as condições em que decorreu a realização da componente comum da PACC correspondem a um quadro absolutamente grotesco, só possível pela obstinação do MEC em impor, a qualquer custo, a sujeição professores e educadores, pela primeira vez, àquela iniquidade. As desigualdades, o desrespeito pelos docentes e pela sua condição profissional, o abandono de qualquer rigor, os abusos sobre as normas definidas pela própria tutela acrescentam evidências da falta de seriedade de todo este processo e confirmam a necessidade de acabar de vez com uma prova que é, de todo, injustificável.

ASPL, FENPROF, SEPLEU, SIPE, SIPPEB e SPLIU mantêm o apelo à Assembleia da República para que atue de forma a suspender e eliminar definitivamente a absurda e justamente contestada prova. Mantêm também, e não obstante as decisões dos tribunais do final de 2013, o alerta para a necessidade de prosseguir a luta pela eliminação da prova, algo que requer a atenção e a continuação da mobilização dos professores e educadores.

As organizações sindicais
14/01/2014 

Ver aqui documento entregue na Comissão Parlamentar


Ficheiros