Nacional
Conferência de imprensa esta terça-feira à porta da EB 2.3 Rainha Santa Isabel, em Coimbra, às 10h00

Só entra 1 professor nos quadros quando se aposentam...36 - esta é uma das facetas da falta de investimento na Educação

22 de março, 2010

O recurso à contratação de professores tem sido a solução que sucessivos governos encontraram para resolverem a falta de docentes nas escolas, quer devido às novas respostas que a estas se exigem, quer para colmatar a falta de quantos, todos os anos, se aposentam.

Por essa razão, nas escolas existem hoje quase 40.000 docentes contratados, dos quais, mais de 23.000 pelo ME e os restantes por autarquias e empresas, neste caso para trabalharem nas actividades de enriquecimento curricular (AEC).

A precariedade causa instabilidade e essa tem óbvia influência no desempenho dos profissionais, com reflexos nefastos na qualidade do ensino. Para os governos, porém, esse tem sido um custo que desvalorizam, pois a precariedade garante-lhes mão-de-obra muito qualificada a preço de saldo.

Não surpreende, por isso, que, afirmando, quer o actual, quer o anterior governo, que na Administração Pública só pode entrar 1 trabalhador no quadro por cada 2 que se aposentem, nos professores essa relação tenha sido, nos últimos anos, de 1 para 36!

A menos de um ano de se realizar novo concurso para ingressar nos quadros das escolas (será em 2011), a FENPROF denuncia este grave problema, torná-lo-á público e apresentará as suas exigências em conferência de Imprensa que se realizará em Coimbra, à porta da EB 2.3 Rainha Santa Isabel (Pedrulha), esta terça-feira, dia 23 de Março, pelas 10h00.

Foi escolhido este local por corresponder à sede de um agrupamento em que existe cerca de uma centena de professores contratados: 36 pelo agrupamento, dos quais 28 ali concentrados, e mais 60 a trabalhar nas AEC.

Dada a dimensão e importância do problema, a FENPROF apela à presença dos/das Senhores/as Jornalistas nesta Conferência de Imprensa em que participará o Secretário-Geral desta Federação, Mário Nogueira. Na oportunidade, será divulgado, em primeira mão, um folheto, no qual o Governo é protagonista, que dará início a uma campanha nacional de exigência de abertura de vagas nos quadros das escolas, cujas iniciativas serão aprovadas, já no próximo mês, pelo 10.º Congresso da FENPROF.

O Secretariado Nacional da FENPROF