Nacional Carreira Docente
Nota da Plataforma Sindical de Professores de 14/01/2009

Em dia de greve nacional, professores entregam novo abaixo-assinado ao Governo

14 de janeiro, 2009

Dia 19 de Janeiro os professores voltam à Greve que voltará a ser uma grande Greve Nacional, à semelhança do que já aconteceu no passado mês de Dezembro.

Em causa estará, para além da exigência de suspensão do actual modelo de avaliação e do protesto pelo clima de intimidação e ameaça instaurado pelo ME, a exigência de uma revisão do Estatuto da Carreira Docente que permite a aprovação de um novo ECD que dignifique e valorize a profissão docente. Uma revisão que elimine a divisão da carreira em categorias; que estabeleça um modelo de avaliação pedagogicamente construído e garanta a abolição das quotas; que valorize a componente lectiva dos docentes, expurgando do seu horário os cada vez maiores tempos destinados a tarefas burocráticas; que elimine todos os mecanismos criados para afastar, da profissão, docentes que são necessários às escolas, designadamente através de uma espúria prova de ingresso.

São essas exigências que, no próprio dia 19 de Janeiro, serão entregues ao Governo. Nesse sentido, pelas 15 horas de dia 19, em Lisboa, a Plataforma Sindical dos Professores entregará no Ministério da Educação um abaixo-assinado contendo estas exigências.
Simultaneamente, nas restantes capitais de distrito, também a Plataforma Sindical dos Professores, em reuniões solicitadas aos senhores Governadores Civis, fará a entrega do texto do abaixo-assinado e dará conta das suas preocupações sobre o actual momento que se vive na Educação.

A Plataforma Sindical dos Professores
14/01/2009