Nacional

Mário Nogueira: "Arranque do novo ano escolar fica marcado por uma das maiores manobras de propaganda governamental dos últimos anos"

15 de setembro, 2008

"O arranque deste novo ano escolar fica marcado por uma das maiores manobras de propaganda governamental dos últimos anos", sublinhou Mário Nogueira, em Lisboa. O dirigente da FENPROF falava aos jornalistas junto à banca de recolha de assinaturas de apoio ao Manifesto em Defesa da Escola Pública, ao princípio da tarde de 15 de Setembro (segunda-feira), em plena Rua Augusta.

Mário Nogueira chamou a atenção para situações "esquecidas" pelos governantes nesta azáfama de visitas e contactos em escolas por todo o país, como por exemplo a dos milhares de alunos com Necessidades Educativas Especiais que ficaram sem apoio, o encerramento de 3 000 escolas do 1º Ciclo com muitas crianças obrigadas a fazer grandes deslocações e muitas para terem aulas em contentores, as injustiças e os ataques à profissão docente e as insuficiências da acção social escolar.

"Há de facto uma grande diferença entre a realidade a propaganda", alertou o sindicalista, que, tal como Carvalho da Silva, também dirigiu breves palavras aos cidadãos que se juntaram em torno daquela banca, que registou uma grande onda de solidariedade e de apoio ao Manifesto. / JPO