Negociação Privado: EPC / EP / EAE / IPSS / Misericórdias Nacional

IPSS: FENPROF solidária na defesa dos postos de trabalho

22 de maio, 2008

A FENPROF, no passado dia 6 de Maio, chegou a acordo com a CNIS em relação à revisão salarial do Contrato Colectivo das IPSS's a vigorar a partir do dia 1 de Janeiro de 2008.

Assim, os docentes irão ter um aumento diferenciado nas respectivas tabelas, onde os níveis de ingresso terão um aumento de 2%, os níveis intermédios 1,8% e nos níveis de topo o aumento será de 1,5%.

Nestas condições, entende a FENPROF não fazer sentido a sua adesão à manifestação promovida pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública, no próximo 28 de Maio a partir das 15h00, frente ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social "em luta por vencimentos dignos e em defesa dos postos de trabalho e por melhores condições de trabalho", sem prejuízo, evidentemente, do direito que cada docente tem, se assim o entender, de se associar à iniciativa.

Na penúltima reunião de negociações com a CNIS, assumimos defender junto do Ministério do Trabalho a actualização do financiamento dos acordos de cooperação das IPSS's (este ano ainda não se sabe qual vai ser o aumento dos acordos) e junto do Ministério da Educação a viabilização dos ATL's das IPSS's.

Para o dia 9 de Junho está agendada uma acção de luta das IPSS's, decidida na reunião de Instituições, realizada no passado dia 16 de Maio, em Fátima, sobre a qual brevemente iremos tomar uma posição que oportunamente divulgaremos.

Contudo, a FENPROF não pode deixar de manifestar a sua solidariedade, deixando clara também a sua preocupação, uma vez que poderão estar em causa, por um lado, postos de trabalho e, por outro lado, a própria qualidade da resposta social a dar às famílias.

Lisboa, 21 de Maio de 2008