Nacional

Contra o "ECD do ME": arranca Semana de Luto nas escolas

14 de janeiro, 2008

Começa a 14 de Janeiro a Semana de Luto dos Professores e Educadores Portugueses contra o que designam por "ECD do ME". Ao longo de toda a semana, as escolas encher-se-ão de cartazes negros, os professores ostentarão autocolantes igualmente negros e, em muitas ruas de todo o país, serão visíveis pendões negros em que pode ler-se "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ? MAIS DE 1000 DIAS A ATACAR A ESCOLA PÚBLICA".

Ao longo da semana, as organizações sindicais promoverão, ainda, iniciativas próprias de contacto e trabalho com os professores, nas escolas, onde o ECD será protagonista, mas, num tempo em que são tantas as questões em cima da mesa, não terá o exclusivo.

A semana terminará com a realização de uma Vigília junto ao ME, em Lisboa, no dia 18 de Janeiro (sexta-feira), entre as 16 e as 24 horas. Uma iniciativa que se completará com a promoção da Exposição "A Ministra vista pelos Professores". Ainda no âmbito da Vigília, pelas 17 horas, terão lugar intervenções de representantes das organizações sindicais.

Estas iniciativas assinalarão o primeiro ano de vigência do "ECD do ME", num momento que é também marcado pela entrada em vigor do novo regime de avaliação dos professores que tem tanto de penalizador como de absurdo, constituindo um foco de grande instabilidade nas escolas e impedindo que estas se organizem e funcionem de forma adequada e positiva. Os professores e educadores, como as suas organizações sindicais, não desistiram da luta contra este ECD e de defender a sua substituição por um que, de facto, valorize e dignifique a profissão e os profissionais docentes.

A Plataforma Sindical dos Professores