Nacional Carreira Docente
Mais de 700 professores e Educadores da Ilha de São Miguel participaram num plenário realizado no Coliseu Micaelense

Professores açorianos dão exemplo de grande combatividade!

29 de outubro, 2007

Mais de 700 professores e Educadores da Ilha de São Miguel participaram num plenário realizado no Coliseu Micaelense, tendo como tema central a avaliação de desempenho dos professores recentemente aprovado pelo Governo, bem como as novas regras de carreira recentemente aprovadas no âmbito do Estatuto da Carreira Docente aplicável à Região e constante no decreto legislativo regional 21/2007/A, de 30 de Agosto. Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF, participou na iniciativa.

Neste plenário foi muito evidente a recusa pelos professores de um modelo de avaliação que tem como objectivo principal controlar a sua progressão na carreira e não, como deveria, promover a qualidade educativa contribuindo para a melhoria do desempenho profissional dos docentes.

Este plenário foi, ainda, a oportunidade para os professores abordarem e debaterem outros aspectos, designadamente os decorrentes das políticas desvalorizadoras da Administração Pública e dos seus trabalhadores, levadas a cabo pelo Governo de Sócrates. Tais políticas têm consequências também na educação, quer pondo em causa a qualidade deste importante serviço público, quer provocando relevantes focos de instabilidade nos profissionais.

Moção aprovada

Por fim, o plenário aprovou, por unanimidade, uma moção em que, entre outros compromissos, os professores presentes assumem como prioridade a luta contra as medidas mais negativas do ECD e contra politicas que põem em causa o verdadeiro interesse público: uma Educação de maior qualidade e um País mais solidário. Sem dúvida, um bom exemplo da participação e disponibilidade para a luta, a ter em conta pelos professores e educadores de todo o País.