Nacional
V Congresso da Internacional de Educação (IE)

SIDA: Programa da IE envolve 35 países

11 de agosto, 2007

Garantir uma educação de qualidade é uma condição essencial para lutar, com êxito, contra o VIH/SIDA. As actividades que actualmente decorrem no âmbito do Programa Educação para Todos - EPT/SIDA, da Internacional de Educação, mereceram uma atenção especial no recente V Congresso da IE, em Berlim.

Envolvendo educadores, professores e organizações sindicais em 35 países (África, Ásia, Caribe e América do Sul), o Programa EPT/SIDA foi lançado em Janeiro de 2006 e até hoje já proporcionou formação a mais de 150 000 docentes de 40 000 escolas. Bolívia, Botswana, Costa do Marfim, Gabão, Honduras, Índia, Jamaica, Kenya, Malawi, Níger, Peru, Ruanda, Tanzânia e Zimbabwé são alguns dos 35 países onde decorre este projecto.

Este valioso Programa da IE, reconhecido e elogiado por vários Governos e instituições nacionais e internacionais, conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Centro para o Desenvolvimento da Educação (CDE).

Como foi sublinhado no Congresso de Berlim, está perfeitamente identificado o vínculo entre o desafio da Educação para Todos e a luta contra o VIH/SIDA: "Se não se previne, se não se planifica o combate ao VIH, não teremos nalgumas regiões do Mundo professores nas salas de aula, para proporcionar uma educação de qualidade", salientam os responsáveis do Programa EPT/SIDA, da IE, que acrescentam: "Entretanto, se não alcançarmos o objectivo Educação para Todos, continuaremos a ter muitas crianças sem acesso à escola, que o mesmo dizer sem informação, formação e educação que lhes permita uma defesa eficaz contra a infecção do VIH". A IE e as suas organizações filiadas avançam, assim, com uma resposta dinâmica aos dois problemas.

Além da formação e investigação, o Programa desenvolve acções de sensibilização sobre educação e SIDA e dinamiza projectos de cooperação com Ministérios da Saúde e da Educação em vários países. Mais informação em: www.ei-ie.org/efaids / JPO