Nacional
V Congresso da Internacional de Educação (IE)

Reafirmada a importância dos Sindicatos - Depoimento de Paulo Sucena

11 de agosto, 2007

Num País como Portugal em que os sindicatos e os sindicalistas são mal amados pelo Governo, pelos ministros, com especial relevo para a Ministra da Educação, pelos empresários e por alguns "cronistas" de diversos órgãos de comunicação social, foi reconfortante para a delegação da FENPROF ao quinto Congresso da IE confirmar a importância dada ao trabalho sindical numa das mais importantes resoluções aprovadas em Berlim.

Este foi um Congresso em que se sublinhou que o movimento sindical desempenha um papel-chave na promoção da justiça social em todas as partes do Mundo e que contribuiu no passado e, certamente, contribuirá no futuro para a melhoria das condições de vida e de trabalho de todos os trabalhadores e suas famílias.
Por outro lado, o Congresso reafirmou que os sindicatos se perfilam entre as instituições verdadeiramente importantes das sociedades democráticas e desempenham um papel decisivo na construção do futuro, pelo direito ao emprego. Afinal, a FENPROF está acompanhada pelos sindicatos de professores de todo o Mundo no seu combate pela democracia que passa, necessariamente, pela afirmação dos sindicatos na sociedade e não pelo seu apagamento, pretendido por sucessivas medidas do Governo português.
Foi um sinal de esperança e confiança na acção sindical e na luta dos educadores e professores de todos os continentes. São estes alguns traços gerais que considero claramente positivos, entre outros em que as perspectivas político-sindicais não coincidiram com algumas intervenções produzidas durante os cinco dias dos trabalhos do Congresso da IE, mas isso é natural num fórum tão vasto e diversificado como este. / P. Sucena