Nacional
V Congresso da Internacional de Educação (IE)

Secretário-geral da FENPROF: "Qualquer ataque aos direitos sindicais é um ataque à democracia"

11 de agosto, 2007

"Afirma a resolução 4.01, aprovada neste Congresso, que os Sindicatos são instituições importantes nas sociedades democráticas. É verdade. Todavia, não é o que pensa o Governo português", afirmou Mário Nogueira em Berlim.O secretário-geral da FENPROF falava no último dia dos trabalhos do Congresso da IE.

Depois de se referir à situação vivida pelos educadores e professores portugueses ao longo de 2006 e nestes últimos meses, sublinhando que o Ministério da Educação degradou as condições de trabalho e desvalorizou "o seu estatuto socioprofissional e os seus níveis salariais", o dirigente da FENPROF destacou a unidade e a amplitude do protesto e da luta dos docentes portugueses, lembrando a importância das greves e outras acções que  decorreram recentemente, incluindo a histórica Marcha Nacional que teve lugar no feriado de 5 de Outubro passado, em Lisboa, com mais de 25 mil participantes.
A dura realidade do desemprego docente e a ofensiva do Governo e do ME contra os sindicatos estiveram presentes na intervenção de Mário Nogueira, que ao falar da situação actual da educação no nosso País realçou o papel da solidariedade internacional e da divulgação dessa realidade junto de instituições como a IE e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). "Qualquer ataque aos direitos sindicais", observou, "é um ataque à democracia". / JPO