Nacional
V Congresso da Internacional de Educação (IE)

Entrevista com o Presidente da IE

11 de agosto, 2007

"Este Congresso reúne professores de todo o Mundo, representantes de numerosas organizações. O debate que aqui se desenvolve neste V Congresso da IE proporciona uma troca de experiências que é também um património valioso na necessária intervenção dos educadores e professores na defesa dos seus legítimos direitos e da educação pública de qualidade".

São palavras de Thulas Nxesi durante uma entrevista exclusiva concedida ao "Jornal da FENPROF", num dos intervalos da assembleia magna da Internacional da Educação, em Berlim.
O presidente da IE chama a atenção nessa entrevista, a publicar na nossa edição de Setembro, no arranque do novo ano lectivo, para o conjunto de "desafios, tarefas e responsabilidades" que surgem hoje no trabalho das organizações sindicais dos docentes em todo o Mundo, desde a resistência à pressão neoliberal e aos combates pela justiça social, contra a SIDA e  em defesa do planeta azul e de um desenvolvimento sustentado, até à luta pela qualificação profissional e a construção de um verdadeiro ensino de qualidade para todos, passando pela exigência de caminhos de desenvolvimento das sociedades "rumo a um futuro de progresso e paz".
"São temas que temos que impor na agenda internacional", realça T. Nxesi, que deixa nesta entrevista uma "vibrante saudação à luta dos educadores e professores de Portugal, que a IE tem acompanhado com particular sensibilidade". / JPO