Nacional

Expressiva adesão dos docentes a uma Greve Geral que encerrou inúmeras escolas em todo o País

03 de julho, 2007

Pelos dados recolhidos até às 12.00 horas de 30/05, a FENPROF calcula que sejam mais de um milhar as escolas e jardins de infância encerrados em todo o país, deixando muitos milhares de alunos sem aulas. Trata-se de uma resposta muito expressiva de docentes e não docentes que, marcando presença na Greve Geral, decidiram aderir de forma significativa a este protesto nacional que exige outro rumo para o país, diferente do que a política do actual Governo lhe está a imprimir.

Também na Educação, o desemprego, a precariedade e a instabilidade têm vindo a aumentar, os direitos e os salários dos trabalhadores a serem reduzidos, a que acresce, ainda, um conjunto de medidas que tem vindo a desvalorizar a Escola e a Educação, de onde relevam o encerramento de milhares de estabelecimentos e a contínua degradação das condições de trabalho nas escolas que resulta, entre outras causas, de uma efectiva falta de investimento por parte do Governo.

Quanto a uma percentagem global de adesão à Greve, neste momento, é absolutamente impossível de calcular, tanto pela FENPROF como pelo ME, uma vez que a quantidade de estabelecimentos encerrados não o permite. Contudo, nos estabelecimentos que se encontram abertos, e em que os níveis de adesão variam entre 10% e 90%, pode afirmar-se que, em média, metade dos docentes terão feito greve. Uma adesão que, se comparada com a da última greve geral realizada em 10 de Dezembro de 2002, é semelhante à então verificada.

Depois de marcarem presença expressiva nesta Greve Geral, os docentes portugueses irão continuar as suas lutas específicas, prevendo-se já para a próxima 2ª feira, dia 4, uma acção de protesto junto do ME contra a fractura que este impôs na carreira docente (entrega de um abaixo-assinado com mais de 30 mil assinaturas). Nesse dia terá início o lamentável concurso para acesso à categoria de professor titular.                                   

O Secretariado Nacional da FENPROF
30/05/2007