Ensino Artístico Nacional
Pela criação do grupo de recrutamento de Teatro e Expressão Dramática

Professores de Teatro das escolas básicas e secundárias protestaram junto ao Ministério da Educação

08 de março, 2018

Quase um terço dos professores de Teatro e Expressão Dramática de todo o País que, apesar de contratados precariamente durante anos sucessivos, vêm assegurando o funcionamento desta área de ensino nas escolas nacionais, concentraram-se esta quinta-feira, junto ao Ministério da Educação, para exigir os direitos que lhes têm sido negados ao longo de muitos anos - a criação de um grupo de recrutamento; o direito a um vínculo de trabalho estável; concursos justos e o direito à carreira.

São docentes e não vinculam no âmbito do PREVPAP com a justificação de que têm um regime específico que decorre no Ministério da Educação, onde, não são abrangidos por qualquer dos processos de vinculação em curso, com a justificação de que não têm grupo de recrutamento. Trata-se de um número reduzido de docentes dispersos por várias escolas no País, vários deles com licenciatura em ensino e com mais de 10 anos de serviço.  

Para a FENPROF, não se justifica que estes docentes fiquem uma vez mais arredados de qualquer processo de vinculação, muito menos, que tal se deva ao facto de não possuírem grupo de recrutamento. Outros docentes, também eles sem grupo de recrutamento foram e vão ser alvo do processo de vinculação este ano, por outro lado, também recentemente foi criado um grupo de recrutamento para os docentes de LGP, estes docentes reclamam os mesmos direitos. 

Por impossibilidade de agenda da senhora Secretária de Estado Adjunta e da Educação, não se concretizou a reunião solicitada pela FENPROF, tendo sido entregue em mão um novo pedido de reunião para data próxima. Entretanto, será lançada para subscrição, uma Petição com o objetivo de levar este problema à discussão da Assembleia da República. Durante a concentração a deputada do grupo parlamentar do PCP Ana Mesquita dirigiu uma saudação aos professores presentes, comprometendo-se a apoiar a sua justa luta.

 

O Secretariado Nacional

 


Declarações de Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF

 


Declarações de Firmino Bernardo, da APROTED – Associação dos Professores de Teatro-Educação


Clique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliar