Nacional
CONTRA O APAGÃO!

FENPROF pressiona ME para a negociação; Ministro foge do protesto

10 de novembro, 2017

Dezenas de professores reuniram-se esta manhã em Coimbra, junto do Convento de São Francisco, para protestar contra o apagão de mais de nove (9) anos de serviço da carreira dos docentes previsto no Orçamento do Estado para 2018. Tiago Brandão Rodrigues esteve em Coimbra para participar no 2º Workshop Ação e Competências inserido no projeto “Construir uma estratégia de competências eficaz para Portugal: do diagnóstico à ação”, um projeto no âmbito da educação e formação para adultos que está a ser desenvolvido pelo Governo, em parceria com a OCDE e a Comissão Europeia.

A FENPROF tentou, mais uma vez, insistir com o Ministro da Educação na necessidade de negociar com os professores o descongelamento das carreiras ainda antes da aprovação do Orçamento do Estado para 2018 pelo Parlamento e pretendia entregar, em mão, ao Ministro o pré-aviso de greve para dia 15 de novembro, bem como a correspondência entre a Federação e o Primeiro-Ministro, em que o gabinete de António Costa indica o Ministério da Educação como o interlocutor dos professores na discussão destas matérias. No entanto, Tiago Rodrigues optou por fugir do protesto e evitar cruzar-se com os professores, não tendo acedido sequer a receber o Secretário-Geral da FENPROF e os coordenadores dos quatro Sindicatos de Professores do continente. A resposta chegou pela voz de uma adjunta do ME: Tiago Brandão Rodrigues não tinha disponibilidade para receber os professores, uma vez que estava a participar nos trabalhos do Fórum, tendo dito que havia a intenção de reunir com os Sindicatos “atempadamente”.

A FENPROF sublinha que “atempadamente” terá de significar os dias 13 ou 14 de novembro, uma vez que o dia 15 é Dia Nacional de Luta e de Greve dos Professores e Educadores e o OE 2018 já está a ser debatido na Assembleia da República.

O Secretariado Nacional



Clique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliar