Nacional
PRIORIDADES REIVINDICATIVAS, AÇÕES E LUTA DOS PROFESSORES

FENPROF divulga neste sábado (18 de março) decisões aprovadas pelo seu Conselho Nacional

16 de março, 2017

Num momento que se revela muito difícil e de elevada complexidade, o Conselho Nacional da FENPROF irá reunir, para fazer o ponto da situação na Educação, Ensino e Ciência, avaliar os processos negociais em curso ou recentemente encerrados e debater a intervenção sindical num momento em que, para o futuro, as perspetivas que se abrem não são as mais positivas.

Os professores estão fora do programa de combate à precariedade, decidido pelo Governo; quanto às carreiras docentes e de investigação científica, congeladas há vários anos, colocam-se dúvidas sobre o seu futuro; o desgaste que afeta, há muito, os profissionais vai-se acentuando sem que o governo tome qualquer medida que o atenue; entretanto, apesar de alguns ajustes introduzidos, o processo de municipalização parece estar a querer prosseguir e quanto à gestão das escolas ainda se desconhece se existem vontade e coragem, por parte da equipa do Ministério da Educação, para avançar com alterações. Também no ensino particular e cooperativo ou no ensino superior e na ciência, para além de problemas que são comuns aos dos demais colegas, outros muitos específicos se colocam.

É neste quadro, e perante a indisponibilidade do ME e do MCTES para assumir compromissos nestes domínios, que os docentes e investigadores portugueses se veem obrigados a agir para verem resolvidos alguns dos problemas que mais afetam as suas condições de trabalho e/ou põem em causa direitos socioprofissionais que são fundamentais. É com o objetivo de fazer esta reflexão e tomar decisões quanto ao futuro, que o Conselho Nacional da FENPROF reunirá no próximo sábado e aprovará uma Resolução para a Ação Reivindicativa imediata, da qual constarão, para além das prioridades reivindicativas, as ações que serão propostas aos professores, com o objetivo de alcançarem os seus objetivos.

Às 17:30 horas, na sede da FENPROF, terá lugar uma conferência de Imprensa, na qual serão divulgadas as decisões que forem tomadas. Convidam-se os/as Senhores/as Jornalistas a acompanharem esta Conferência de Imprensa.

O Departamento de Informação e Comunicação
16/03/2017